sexta-feira, 26/abril/2024
PUBLICIDADE

Encontro debate prestação de contas de recursos federais

PUBLICIDADE

Coordenadores pedagógicos de escolas de todo o Estado, técnicos de oito prefeituras e representantes de organizações não-governamentais estão participando em Cuiabá de um encontro para debater a execução e a prestação de contas de recursos federais destinados às escolas da rede pública de ensino e Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apaes).

As palestras tiveram início na manhã desta segunda-feira e estão sendo ministradas por dois técnicos do Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação do Ministério da Educação (MEC/FNDE), Odesvaldo Pereira da Silva e José Ernesto. Entre os temas abordados estão: o valor do repasse para escolas privadas e particulares, como as unidades escolares devem se cadastrar nos programas PDDE e PAED; investimentos do dinheiro recebido; e principalmente, como elaborar a prestação de contas de todo o valor gasto.

Os recursos provenientes dos Programas Dinheiro Direto na Escola (PDDE) e de Complementação ao Atendimento Educacional Especializado às Pessoas Portadoras de Deficiência (PAED) são repassados para as escolas em parcela única e é calculado de acordo com o número de alunos.

“Os representantes das unidades executoras, aqui presentes, devem assumir as responsabilidades na aplicação desses repasses, porque são recursos públicos e de grande importância para comunidade”, destacou Mário Lúcio Ferreira da Silva, técnico de desenvolvimento social e econômico da Seduc.

Mário alerta que a capacitação é fundamental não só para a eficiência do programa, mas principalmente, para garantir que as escolas estaduais e municipais do Estado de Mato Grosso continuem recebendo o recurso do Governo Federal. “As unidades escolares que realizam a prestação de contas irregularmente ficam sem receber qualquer repasse federal até que a situação seja regularizada”, afirma.

Para a representante da Prefeitura de Cuiabá, Silmara Conceição Coelho, agora é o momento de tirar as dúvidas mais freqüentes em relação ao preenchimento da prestação de contas. “É uma experiência nova pra muitos coordenadores, essa é a hora para que todos saiam daqui sem nenhuma dúvida”, disse.

O material para orientação e execução e prestação de contas pode se encontrado no site no endereço eletrônico www.fnde.gov.br. Todos os técnicos e assessores pedagógicos que participam do encontro serão responsáveis pela multiplicação dos conhecimentos adquiridos para as escolas públicas e escolas privadas de educação especial.

Na quarta-feira, os técnicos do FNDE irão visitar algumas escolas localizadas nos municípios que pertencem ao pólo de Cuiabá, para averiguar e orientar os bens adquiridos e como são arquivados os documentos das prestações de contas, que devem ficar arquivados em um período de cinco anos.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Por causa da greve dos servidores, IFMT suspende eventos em Sinop e Tangará

O Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) anunciou hoje...

Unemat promove evento sobre geopolítica do Oriente Médio em Sinop

A Faculdade de Ciências Exatas e Tecnológicas (Facet) da...

Inscrições gratuitas para curso de Libras adulto e kids encerram na 6ª em Sinop

As inscrições gratuitas para os cursos de Língua Brasileira...

Termina dia 30 prazo para estudantes de MT se inscreverem no programa Jovem Senador

As inscrições para o processo seletivo do programa Jovem...
PUBLICIDADE