PUBLICIDADE

Encontro debate políticas públicas para Educação em Mato Grosso

PUBLICIDADE

Planos Estadual e Municipais de Educação, políticas públicas na perspectiva da garantia dos direitos à educação e formação continuada aos conselheiros são alguns dos assuntos que estão sendo debatidos, hoje, no X Encontro Estadual dos Conselhos de Educação de Mato Grosso, realizado em um hotel, em Cuiabá. Participam do evento conselheiros e técnicos dos conselhos de todos os municípios mato-grossenses.

De acordo com a presidente do Conselho Municipal de Educação de Cuiabá (CME-Cuiabá), Regina Lúcia Borges Araújo, o objetivo é propiciar formação continuada aos Conselheiros de educação, fortalecendo a atuação nos conselhos para a implementação das políticas públicas dos sistemas de ensino de forma participativa e democrática. “Estas contribuições nos permitirão crescer, conhecer, discutir e encaminhar novas perspectivas para as ações nos sistemas de ensino”, destacou, acrescentando que os conselhos trabalham para auxiliar as secretarias no desenvolvimento de suas ações, principalmente nas questões da inclusão e da diversidade, fiscalizando as políticas públicas, não no sentido da punição, mas no sentido de promover correções de rumos.

Para o secretário adjunto de Políticas Educacionais da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), Gilberto Fraga, o encontro é um momento democrático, uma oportunidade de discutir propostas para a educação, na perspectiva do que é desejável na qualidade. “Os conselheiros têm um papel indutor da questão legal. São receptores das demandas e podem fazer com que os legisladores, ao elaborarem suas normas e leis, atendam às necessidades daqueles que estão necessitando de um trabalho educacional”, afirmou, ressaltando que a ação deve ser contínua e constante para que contribua efetivamente na educação de qualidade.

A abertura do evento contou também com a presença do secretário municipal de Educação de Cuiabá, Gilberto de Figueiredo, do presidente da União Nacional de Dirigentes Municipais de Educação (Undime-MT), Ericson de Oliveira, da professora da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), Vera Regina Martins e Silva e da representante do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público (Sintep – Sub Sede Cuiabá), Lucia Maria Silva.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Escola técnica abre 640 vagas para cursos em Nova Mutum e mais 11 cidades

A secretaria estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação inicia...

Estudante de MT é premiado por pesquisa sobre controle e qualidade de água para bovinos

O estudante Allessandro Brocco, da Escola Técnica Estadual de...

Reitora da UFMT toma posse em cerimônia do Ministério da Educação em Brasília

A reitora da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT),...
PUBLICIDADE