sexta-feira, 29/março/2024
PUBLICIDADE

Em parceria com franceses Unemat instala estação meteorológica no campus de Sinop

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: divulgação)

A Universidade Estadual de Mato Grosso (Unemat) recebeu uma estação meteorológica automática que foi instalada no campus de Sinop, no Jardim Imperial, que será utilizada por alunos do curso de Geografia. O projeto é uma parceria entre pesquisadores brasileiros e franceses e tem por objetivo a mensuração de ilhas de calor em áreas urbanas.

De acordo com a assessoria da instituição, o equipamento vai avaliar dados de precipitação, velocidade do vento, temperatura, umidade do ar e radiação solar, fornecendo parâmetros de modo automático que serão disponibilizados online para a rede de pesquisa estabelecida e que poderão ser comparados com as outras estações, já que o projeto contempla também outras regiões brasileiras.

Segundo o coordenador do curso de Geografia, Vinicius Teixeira, “a estação localizada proporcionará ganhos aos docentes e discentes do curso, que terão acesso a dados meteorológicos precisos, além de fornecer os dados para a rede estabelecida com pesquisadores brasileiros e franceses”.

Além da instalação da estação automática, outro sensor, para aferição de temperatura e umidade foi instalado na mata contígua ao campus Imperial, que funcionará de modo autônomo, recolhendo dados de temperatura e umidade ao longo do período de um ano.

O projeto é liderado por geógrafos franceses da Universidade Rennes 2. Também participam a Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), Universidade Estadual de São Paulo (UNESP), Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e Unemat.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE