O projeto Educomunicação: Cultura Científica, outros saberes e cotidiano escolar, conduzido pela Secretaria de Estado de Educação, Esporte e Lazer (Seduc) e presente em 150 unidades escolares, será um dos trabalhos apresentados no II Colóquio Mato-grossense de Educomunicação. O evento acontece de 13 a 18 de junho na Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), campus Alto Araguaia.
O coordenador do projeto Educomunicação da Seduc, Leandro Resende, será um dos conferencistas na abertura do evento, no dia 13, às 19h30. Em pauta, a contribuição da iniciativa para a construção de espaços comunicativos, no qual o estudante desenvolve habilidades que passam a intervir na sua vida social e comunitária. Além da relevância do protagonismo do aluno no uso pedagógico das tecnologias no processo de ensino-aprendizagem.
“São diversas as experiências desenvolvidas que demonstram a eficácia do uso das tecnologias no aprendizado dos alunos. Como a rádio escolar, fotografia, produção de vídeos, tecnologias educacionais, ambiente de redes sociais, robótica educacional até histórias em quadrinhos”, pontua Resende.
O professor destaca que é comum perceber melhorias na forma do aluno se expressar, escrever e ser mais participativo. Sendo que os professores utilizam uma metodologia como forma de promover ações que interfiram em problemas sociais circundantes a escola.
O II Colóquio Mato-grossense de Educomunicação é um evento semipresencial realizado pela coordenação do curso de Jornalismo de Alto Araguaia, por meio de um projeto de pesquisa em parceria com a Associação Brasileira de Pesquisadores e Profissionais em Educomunicação
A inscrições podem ser feitas online e são gratuitas. Os professores e profissionais das áreas da Educação e Comunicação interessados pela temática que queiram participar do evento no campus do Araguaia podem buscar mais informações acessando o blog: http://www.educomunicacao.org/educom.