sábado, 27/abril/2024
PUBLICIDADE

Educadora de Lucas do Rio Verde vence Prêmio Professores do Brasil na categoria esporte

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias

Cinco professores de Educação Física de escolas públicas do Norte, Nordeste e Centro-Oeste são os vencedores do Prêmio Professores do Brasil, na categoria Esporte como Estratégia de Aprendizagem. Lucia Dagmar Hurtado Arruda, educadora em Mato Grosso foi uma das vencedoras. Além dela também foram premiados, Leonardo Coelho de Deus, do Piauí, Mariana Silva Barros, do Pará, André Luiz Cyrino Oliveira, do Ceará, e Weliton de Freitas Silva, do Tocantins, todos realizaram projetos em que o esporte é a principal ferramenta pedagógica no ensino dos alunos da Educação Básica.

Os cinco vencedores ganharão um vale de R$ 5 mil para investir nas escolas onde atuam. A edição deste ano, premiou 30 professores em seis categorias (Educação Infantil – Creche, Educação infantil: Pré-escola, Ensino Fundamental – Anos Iniciais – Ciclo de alfabetização: 1º, 2º e 3º anos, Ensino Fundamental – anos iniciais: 4º e 5º anos, Ensino Fundamental – anos finais: 6º a 9º anos e Ensino Médio), além de temáticas especiais, como Esporte como estratégia de aprendizagem.

Professora na escola municipal Vinicius de Moraes, em Lucas do Rio Verde, Lucia criou a Gincana Educativa IDEB. Usando atividades lúdicas e motivadoras, desenvolveu a percepção, a imaginação, a fantasia e os sentimentos dos alunos, estimulando e melhorando a aprendizagem de forma integral. Isso preparou os estudantes para a prova do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, aplicada pela primeira vez em 2017.

Para mostrar a importância do respeito aos deficientes físicos, Leonardo Coelho de Deus fez um trabalho de conscientização com os alunos do Ensino Médio do Instituto Federal do Piauí Campus Corrente, em Teresina (PI). Mariana Silva enfrentava dificuldades em ensinar práticas esportivas na EMEF Mariana Leão Dias, no município de Tucuruí (PA). Com espaço físico inadequado e falta de materiais pedagógicos e de recursos financeiros, a educadora adotou o atletismo para garantir a prática de atividade física a todos, incluindo os estudantes com deficiência física e intelectual. Utilizando materiais confeccionados com recursos alternativos e recicláveis, ela promoveu atividades de corrida, salto, arremesso e lançamento que desenvolveram a capacidade motora, a autoestima, a integração e a motivação de seus alunos para o aprendizado.

O professor Andre Luiz levou aos alunos da escola estadual Mariano Martins, de Fortaleza (CE), práticas que valorizam o bom relacionamento, tanto do indivíduo consigo mesmo quanto com outras pessoas.

Já nas aulas de Educação Física do Colégio Estadual Cândido Figueira, em Urbana (TO), os alunos praticavam apenas Futsal e muitos não tinham interesse em participar das aulas. O professor Welinton de Freitas Silva identificou que a falta de estímulo vinha da carência de habilidades psicomotoras básicas para a prática de modalidades esportivas coletivas e individuais. Ele passou a promover outros esportes, como Atletismo, Basquetebol, Tênis de Mesa e Voleibol, e organizou a participação dos alunos na manutenção das estruturas da escola. Eles aprenderam a valorizar o esporte e a compreender a importância da conservação do patrimônio público.

O Prêmio Professores do Brasil é uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC) em parceria com instituições que buscam reconhecer, divulgar e premiar o trabalho de professores de escolas públicas que contribuem para a melhoria dos processos de ensino e aprendizagem desenvolvidos nas salas de aula.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Por causa da greve dos servidores, IFMT suspende eventos em Sinop e Tangará

O Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) anunciou hoje...

Unemat promove evento sobre geopolítica do Oriente Médio em Sinop

A Faculdade de Ciências Exatas e Tecnológicas (Facet) da...

Inscrições gratuitas para curso de Libras adulto e kids encerram na 6ª em Sinop

As inscrições gratuitas para os cursos de Língua Brasileira...

Termina dia 30 prazo para estudantes de MT se inscreverem no programa Jovem Senador

As inscrições para o processo seletivo do programa Jovem...
PUBLICIDADE