Mato Grosso comemora a melhoria na qualidade da Educação com os resultados alcançados no Índice Nacional do Desenvolvimento da Educação (Ideb) 2009. Os indicadores comprovam acertos nas políticas públicas de Educação desenvolvidas no Estado. Os índices registrados para as fases iniciais (4,9) do Ensino Fundamental (4,2) e Médio (2,9) superam ou atingiram as metas projetadas para 2011. O Ideb foi criado em 2005 e funciona como um termômetro da qualidade do ensino público.
A projeção do Ministério da Educação era de que em 2009 os índices poderiam ser de 4,0 e 3,1, para os anos iniciais e finais, respectivamente. Os indicadores das séries iniciais colocam Mato Grosso em 5º lugar no ranking nacional, das escolas estaduais.
Os avanços também puderam ser observados no Ensino Médio, que nacionalmente tiveram os resultados mais baixos. No Estado, mesmo com redução de um décimo na nota atingida em 2007, caindo de 3,0 para 2,9 em 2009, superou as perspectivas para 2009 (2,7) atingindo meta esperada apenas em 2011 (2,9).
A secretária de Estado de Educação, Rosa Neide Sandes de Almeida, aponta os investimentos nas ações pedagógicas, estruturais, formação de professores, e um trabalho articulado com o Ministério da Educação, como responsáveis pelo destaque na base da formação humana. "Apostamos na implantação da escola em ciclo de formação, na formação continuada de profissionais, oriunda do projeto inédito no país, como são os Cefapros, investimentos na rede física e no salário dos profissionais da educação".
Conforme Rosa Neide, o inicio da escolaridade dos alunos tem melhorias comprovada. "Temos convicção que os alunos do 9º ano, aprovados pela avaliação externa em 2009, e que estão no Ensino Médio em 2010, comprovarão melhoria na qualidade de ensino nos próximos anos.
O Ensino Médio, também apresenta os bons resultados, mesmo que de forma mais lenta. O Estado, caracterizado pela diversidade geográfica e cultural, passa a integrar cidadãos antes distantes do processo de aprendizagem. São indígenas, jovens e adultos afastados do ensino que agora passam a ser contemplados do processo de aprendizagem. "Mesmo com alguma dificuldade, dada a peculiaridade, eles alcançam avanços individuais e coletivos, que também são comemorados pela Educação Estadual", garante a educadora.