
Com o título “Meta-análise do consumo de matéria seca de vacas leiteiras em condições tropicais”, a dissertação foi a primeira defendida no campus da UFMT de Sinop, no dia 28 de junho do ano passado. A dissertação pode ser acessada pela página do PPGZ (http://www.ppgzufmt.com.br/Dissertacoes.html). Os autores desenvolveram um novo cálculo para predição do consumo de alimento de vacas leiteiras em condições tropicais, o que ajudará zootecnistas e produtores de leite no balanceamento de rações e planejamento alimentar, visando otimizar o uso de nutrientes pelo animal, minimizar a excreção de nutrientes e maior sustentabilidade na produção leiteira.
Os cientistas analisaram mais de cem experimentos publicados em periódicos científicos brasileiros sobre a alimentação e a produção de vacas leiteiras. A partir daí, foi feita uma divisão para desenvolver o modelo e para verificar a sua exatidão, comparando com principais modelos utilizados nos Estados Unidos e na Europa. O trabalho foi publicado recentemente no periódico Journal of Dairy Science, uma das mais prestigiadas revistas científicas da área de zootecnia no mundo.
A pesquisa é fruto de financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso (Fapemat) do projeto “Núcleo de Pesquisa em Pecuária de Leite”, coordenado pelo professor André Soares de Oliveira. A pesquisa é parte de um projeto do núcleo para desenvolvimento do Sistema Brasileiro de Exigências Nutricionais de Bovinos Leiteiros. Este foi o segundo prêmio consecutivo recebido por um orientado de mestrado do professor, que faz parte do quadro do Instituto de Ciências Agrárias e Ambientais da UFMT Sinop.


