A presidente Dilma Rousseff e o ministro da Educação, Henrique Paim, participam, na quinta-feira (24), da formatura de 1,2 mil estudantes do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) em Cuiabá. A formatura irá ocorrer no Cenarium Rural e contará com formandos do IFMT, da Secitec, do Senar, Sest/Senat, Senai e Senac.
Mais de 200 estudantes do Instituto Federal de Mato Grosso dos campi Cuiabá, Bela Vista (na capital), Pontes e Lacerda, Rondonópolis e São Vicente irão se formar nessa solenidade. Do extremo nordeste ao noroeste do Estado, o IFMT já formou estudantes do Pronatec nos campi de Juína, Confresa, Cáceres e Sorriso.
Para o reitor José Bispo Barbosa, a formatura representa um aprofundamento nos serviços prestados à sociedade, alcançando os mais variados segmentos sociais e servindo como um instrumento de capacitação e qualificação profissional. “Com essa formação, o estudante poderá vivenciar um universo de oportunidades”.
O Pronatec, criado em 2011, tem o objetivo de expandir, interiorizar e democratizar a educação profissional e tecnológica e, até o final de 2014, ofertará oito milhões de vagas. O programa atingiu, até o momento, a marca de 6,3 milhões de brasileiros atendidos em mais de 3,8 mil municípios.