O deputado estadual Guilherme Maluf (PSDB) propôs hoje (16) durante a sessão plenária na Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso (AL-MT) uma alteração no sistema de acesso dos estudantes na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Para Maluf, a única instituição de ensino público superior da Capital deveria destinar 50% das vagas via vestibular próprio e os outros 50% através do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).
Atualmente, a única forma acesso à UFMT é pelo ENEM, que tem apresentado falhar graves nos últimos anos, gerando insegurança para milhares de alunos de Mato Grosso e todo o Brasil. "Hoje o que vemos é uma bagunça enorme com o ENEM. Pelo segundo ano consecutivo testemunhamos falhas graves que comprometem a qualidade desse vestibular nacional. Não podemos continuar assistindo isso calados, uma vez que 100% das vagas da nossa universidade são garantidas pelo ENEM", pontuou.
Segundo o deputado, a UFMT precisa rever seu sistema imediatamente, pois estudantes mato-grossenses já estão sendo prejudicados. O parlamentar pediu apoio dos colegas de pleno para promover um amplo debate sobre o assunto no Legislativo Estadual, solicitando inclusive a presença da reitora Maria Lúcia Cavalli Neder para as discussões.
"Quero a colaboração de todos os deputados para debatermos esse importante tema na AL, uma vez que temos milhares de jovens sendo prejudicados. Além dos problemas de aplicação do ENEM, temos ainda desigualdades regionais que precisam ser respeitadas nesse processo seletivo", disse Guilherme.