quarta-feira, 17/julho/2024
PUBLICIDADE

Cursos para bibliotecas públicas de Mato Grosso estão com inscrições abertas

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: assessoria)

Estão abertas as inscrições para cursos voltados à gestão de Bibliotecas Públicas e Comunitárias de Mato Grosso. As qualificações são realizadas por meio de parcerias com o Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas, que é coordenado pela secretaria estadual de Cultura, Esporte e Lazer.

“O objetivo é qualificar os agentes de bibliotecas públicas que atuam diretamente no atendimento aos usuários leitores desses espaços, bem como ampliar a noção básica de legislações que regem as instruções das bibliotecas públicas. Com conhecimento, podemos juntos fortalecer a atuação de bibliotecas públicas por todo o Estado”, explica o coordenador do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas, Carlos Alberto Santos.

Curso sobre a plataforma Metabooks

Com duas horas de duração e gratuita, a capacitação visa ensinar como usar a plataforma Metabooks, uma ferramenta voltada para o gerenciamento dos metadados de títulos editoriais. Para os profissionais da região Centro-Oeste, o curso acontece entre os dias 16 e 18 de julho.

O licenciamento da plataforma Metabooks também é gratuito graças ao acordo de Cooperação Técnica entre o provedor da ferramenta e o Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas. Dentre os benefícios da plataforma estão dados atualizados que são gerados diretamente pelas editoras e informações complementares que podem ser úteis para o funcionamento das bibliotecas, como trechos, ensaios e resenhas de livros.

As oficinas vão abranger todas as regiões do país e, em Mato Grosso, conta com a parceria do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas. A atividade formativa tem como objetivo promover a qualificação de profissionais e voluntários sobre as diretrizes e ações no trabalho em bibliotecas. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia 26 de julho.

Curso de Gestão de Bibliotecas Públicas e Comunitárias 

A atividade formativa tem como objetivo promover a qualificação de profissionais e voluntários sobre as diretrizes e ações no trabalho em bibliotecas. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia 26 de julho.

Promovido pelo Instituto Saberes, em parceria com o Ministério da Cultura (MinC) e Secel-MT, o curso será realizado entre os dias 5 de agosto a 17 de outubro deste ano, no formato online, totalizando uma carga horária de 39 horas.

O cronograma de aulas inclui o papel das bibliotecas públicas como ferramenta de transformação social, gestão do acervo, processamento de registros de entrada, classificação e catalogação, noções de preservação, conservação e restauração de livros, dentre outros temas.

São ofertadas 250 vagas, para o público formado por gestores de cultura, bibliotecários, técnicos, voluntários, professores e demais profissionais que atuam nas bibliotecas públicas, escolares e comunitárias. Também podem participar pessoas que atuam no segmento do livro, leitura, literatura e bibliotecas em Mato Grosso.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE