O curso pré-vestibular gratuito MT Mais, que está sendo implantado pela Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas), vai beneficiar 1,2 mil alunos de escola pública ou bolsistas de escolas particulares, preferencialmente que estejam incluídos no Cadastro Único (CadÚnico). O projeto tem o objetivo de preparar os alunos inscritos para a inserção em instituições de ensino de nível superior, de acordo com o secretário da Setas, Valdiney de Arruda.
Além de servir como ferramenta de inclusão social, tendo em vista que o cursinho contemplará estudantes com perfil socioeconômico de alta vulnerabilidade social, inclusas no CadÚnico e ou outros programas sociais. Nesse contexto, são seis objetivos fundamentais deste empreendimento social e que construirão a sua base e nortearão o seu desenvolvimento em curto e em longo prazo, a começar por oferecer condições de acesso ao ensino superior àqueles que encontram-se em situação de vulnerabilidade social financeira. A segunda, explica o secretário da Setas, é promover via curso preparatório para Enem e vestibulares, a possibilidade de continuidade na escolarização, em nível superior e, na sequência, colaborar, por meio de políticas de promoção de acesso ao ensino superior, com melhorias na redistribuição de oportunidades, reduzindo desigualdades sociais.
Os outros dois objetivos fazem interface. “O MT Mais ainda vai reduzir as condições, históricas, desiguais de competição das classes de menor renda no ensino superior e aumentar o ingresso de populações marginalizadas na faculdade”, informou o secretário.
Para tanto, o governo do Estado está contratando uma empresa especializada por meio de processo licitatório, e que deverá oferecer uma infraestrutura capacitada para atender 1,2 mil estudantes, com material didático de qualidade específico para a preparação ao Enem e vestibulares.
A aulas deverão ser ministradas com a presença de professores qualificados e com metodologia voltada para cursos preparatórios, oportunizando turmas semanais, nos períodos diurno e noturno. Além disso, a contratada deverá oferecer um intensivo na semana em que antecede o Exame Nacional do Ensino médio.