PUBLICIDADE

Cuiabá registra quase 9 mil solicitações de matrículas em creches

PUBLICIDADE

Pais ou responsáveis que fizeram a solicitação de matrículas de crianças para creches e CMEI de Cuiabá devem aguardar até a próxima sexta-feira (3 de fevereiro) para saberem se conseguiram ou não serem contemplados com a vaga para qual se inscreveram. Os responsáveis serão convocados por telefone ou e-mail para irem até a unidade educacional levar a documentação necessária para realizar a matrícula. A lista dos contemplados também será disponibilizada pela SME a partir do dia 3 de fevereiro no site da prefeitura (www.cuiaba.mt.gov.br).

O portal de Solicitação de Matrículas Web (www.matriculaweb.cuiaba.mt.gov.br) registrou 8.877 solicitações de matrículas em quatro dias de funcionamento. A oferta é de 3.712 vagas. Deste total, 3.405 são para crianças de 0 a 3 anos e 307 para crianças de 4 anos a 5 anos e 11 meses. Desde o encerramento do período de pré-matrícula, 23 a 26 de janeiro, a Comissão Permanente de Organização Escolar (CPODE) da SME trabalha incansavelmente na triagem e análise das inscrições.

O critério para a seleção é a proximidade da residência do aluno com a unidade escolhida, conforme prevê o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). O mais próximo será contemplado e assim sucessivamente até o preenchimento total das vagas oferecidas em cada unidade. Aquelas solicitações que excederem o número de vagas ofertadas farão parte, automaticamente de um cadastro reserva, e serão chamados no decorrer do ano letivo na medida em que forem surgindo novas vagas.

A secretária municipal de Educação, professora Mabel Strobel, destaca que é impossível, o município atender de imediato 100% da demanda por creches, em virtude desse número ser crescente a cada ano. Atualmente, Cuiabá atende 34% da demanda por creches e está acima da média nacional que é de 29% de cobertura, conforme o último estudo do Ministério da Educação (MEC) realizado em 2014.

Conforme meta do Plano Nacional de Educação, o país deve atender 50% da demanda por creches até 2020. A previsão da SME é que até abril, mais dois CMEI entrarão em funcionamento em Cuiabá, sendo eles o CMEI Jornalista Marcos Coutinho no bairro Nova Esperança III e CMEI Professor Antonio Batista da Cruz no Residencial Avelino. Até o final do ano, também está prevista a inauguração do CMEI do Residencial Santa Teresinha, na região do Coxipó. Juntas as três unidades vão ofertar mais 720 novas vagas.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Escola técnica abre 640 vagas para cursos em Nova Mutum e mais 11 cidades

A secretaria estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação inicia...

Estudante de MT é premiado por pesquisa sobre controle e qualidade de água para bovinos

O estudante Allessandro Brocco, da Escola Técnica Estadual de...

Reitora da UFMT toma posse em cerimônia do Ministério da Educação em Brasília

A reitora da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT),...
PUBLICIDADE