PUBLICIDADE

Cuiabá ganha primeiro centro de educação especial do Estado

PUBLICIDADE

A Educação Estadual reforça o processo de inclusão das pessoas com deficiência ao instalar em Cuiabá, o primeiro Centro de Apoio e Suporte à Inclusão da Educação Especial (Casies). A unidade atende a demanda estadual dentro de seis núcleos especializados nas áreas da visão, audição, surdocegueira, déficit intelectual e transtorno global da aprendizagem. O objetivo é possibilitar a inclusão pedagógica e social das pessoas deficientes.

O Centro foi criado em Cuiabá por ser a capital, um polo de grande concentração de profissionais das mais diversas especializações podendo assim ofertar atendimento para todo o Estado. A equipe do Casies é formada por 105 profissionais nas áreas de psicologia, fonoaudiologia, assistência social, fisioterapeutas entre outras. As equipes multiprofissionais dão suportes às diferentes áreas ofertadas como o Centro de Apoio Pedagógico ao Deficiente Visual (CAP), o Centro de Formação de Profissionais da Educação e Atendimento à Pessoa Surda (CAS).

E ainda, os núcleos de Atividades às Altas Habilidades e Superdotação (Naahs), Núcleo de Apoio Pedagógico aos Transtornos de Aprendizagem (Napta) e Núcleo de Apoio Pedagógico ao Déficit Intelectual (Napdi). Além desses, que proporcionam atendimento interno, existe o Programa de Apoio e Suporte à Inclusão (Pasi). Os profissionais visitam as escolas para identificar e auxiliar no processo de atendimento dos estudantes com deficiências. A composição de todas as frentes integra o Casies.

O trabalho tem início com o atendimento individual e familiar das pessoas com necessidades especiais. A seguir é diagnosticado o tipo de necessidade, para em seguida iniciar o trabalho de avaliação e encaminhamento para os profissionais competentes, quer sejam na saúde (neuropediatras, neurologistas, psiquiatras, oftalmologistas), escolas ou no próprio Centro. O Casies registra em média mais de 130 atendimentos mês, em todas as áreas.

Segundo a diretora do Centro, Délia Clauder Schneider, para a inclusão é necessário trabalhar a formação, com familiares e escola. "O principal processo de formação começa em casa. Os pais precisam de informação para saber respeitar as especificidades dos filhos e iniciar o processo de inclusão", disse.

O trabalho do Casies se estende do atendimento, passando pela formação, até a produção de material didático pedagógico para apoiar e orientar as escolas no trabalho de inclusão. O Casies fica na rua dos Crisântemos, número 16, no bairro Jardim Cuiabá, na capital mato-grossense. Funciona das 8h às 12h e das 14h às 18h.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Resultado do Enem será divulgado dia 16

Os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)...

Peixoto investirá em dois novos ônibus para transporte escolar

A prefeitura de Peixoto de Azevedo (196 quilômetros de...
PUBLICIDADE