Depois do CuiabáVest, o maior programa de apoio ao pré-vestibulando do País, a Prefeitura de Cuiabá concede, a partir deste domingo, mais um novo programa voltado ao estudante pré-universitário. Hoje, na Universidade de Cuiabá (Unic) e Instituto Cuiabá de Ensino e Cultura (Icec), serão realizadas as provas do Bolsa Universitária.
O programa oferece 500 bolsas de estudo integrais, 100% (cem por cento), do Programa de Crédito Educativo Municipal, com distribuição para cursos em formato de graduação, licenciaturas ou tecnológicos oferecidos pelas instituições de ensino que aderiram à Lei Complementar 173 de 22 de Abril de 2008, alterada pela Lei 0188, de 03 de junho de 2009.
Nas duas instituições, 12 mil inscritos vão disputar 500 vagas. Em alguns casos, como medicina, 69 candidatos disputam uma única vaga. O programa, criado pelo prefeito Wilson Santos vem sendo aplaudido pelas mais expressivas personalidades do ensino do Pais e é voltado exclusivamente para alunos ou pessoas cuja família tenha renda mensal não superior a cinco salários mínimos. Em níveis municipais, em proporção, o programa da Prefeitura de Cuiabá é o mais amplo em cobertura, inclusão e encaminhamento educacional universitário do Brasil.
Professor, o prefeito de Cuiabá diz que tem sido testemunha do sacrifício de muitos jovens e pessoas comum que tentam, sob todos os tipos de dificuldades, acesso a cursos superiores. “As pessoas com maior expressão no cenário político, jurídico, econômico, técnico entre outros setores vêm de famílias humildes, que batalharam muito para vencer”, observou. O prefeito destaca que sua gestão tem muitos compromissos, entre os quais de ser uma administração que ofereça oportunidades. “Oportunidade é a palavra-chave para o sucesso da maioria das pessoas, em todas as suas classes. E a oportunidade está interligada diretamente ao estudo. A Prefeitura está oferecendo essa oportunidade”, disse Santos.