sexta-feira, 26/abril/2024
PUBLICIDADE

Crianças da rede municipal começam a escrever seus próprios livros através de projeto em Sinop

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: assessoria)

A prefeitura de Sinop, por meio da secretaria municipal de Educação, Esporte e Cultura, está apoiando o projeto Letrinhas do Saber, idealizado pela escritora e jornalista Maria da Paz Sabino. A ação incentiva as crianças das diversas idades a escreverem seu próprio livro com historinhas e desenhos vindos de sua criatividade. Conforme a escritora, o livro é um incentivo à leitura e, também, a despertar essas crianças para o mundo da escrita.

“Quando iniciamos o projeto Culturaria nas escolas do município detectamos que há um grande potencial de criação e produção nas crianças da rede municipal, desde a educação infantil ao ensino fundamental. Então, juntamente com a minha equipe, decidimos transformar os alunos em autores dos seus próprios livros e, com isso, estamos incentivando essas crianças a serem escritores”, relata Sabino.

Segundo a diretora da escola de Educação Infantil (EMEI) Vinícius de Moraes, Adriani Coleto, o projeto chegou para somar aos trabalhos já desenvolvidos dentro da sala. “As crianças já produzem os textos coletivos com os professores, fazem desenhos maravilhosos e com a chegada do projeto na escola surgiu a oportunidade de realizar o trabalho de uma maneira formalizada. Com isso, a gente incentiva neles o prazer pela leitura e desperta a curiosidade. O projeto é incrível e, agora, temos alunos escritores e autores da sua própria história”.

De acordo com a professora do pré-fase, Ivonete Bastian, as crianças gostam de criar histórias. Logo, não teve dificuldades para implantar o projeto na sala de aula. “Meus projetos sempre tiveram inclusos vários tipos de produções, tanto artística como escrita e a gente sempre trabalhou muito as introduções de textos. Então, para escrever o livro, a turminha em conjunto escolheu um tema e, conforme eles iam relando a história, eu ia escrevendo no quadro”, conta a professora.

O livro é desenvolvido manualmente pelos alunos com ajuda da professora e, posteriormente, as páginas passarão por uma editoria e serão encaminhadas para a gráfica, com material colorido e de capa dura para que se transformem em um livro de verdade, mantendo os desenhos originais das crianças. As obras, também, serão transformadas em e-book e disponibilizadas no Letrinhas o Saber para Download gratuito.

O projeto será levado para outras escolas, e contemplará, igualmente, unidades de Ensino Fundamental. As informações são da assessoria.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Por causa da greve dos servidores, IFMT suspende eventos em Sinop e Tangará

O Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) anunciou hoje...

Unemat promove evento sobre geopolítica do Oriente Médio em Sinop

A Faculdade de Ciências Exatas e Tecnológicas (Facet) da...

Inscrições gratuitas para curso de Libras adulto e kids encerram na 6ª em Sinop

As inscrições gratuitas para os cursos de Língua Brasileira...

Termina dia 30 prazo para estudantes de MT se inscreverem no programa Jovem Senador

As inscrições para o processo seletivo do programa Jovem...
PUBLICIDADE