quinta-feira, 18/abril/2024
PUBLICIDADE

CPF não é mais obrigatório para candidato se inscrever no Enem

PUBLICIDADE

O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), órgão ligado ao MEC (Ministério da Educação), acatou decisão judicial e suspendeu, nesta quinta-feira à tarde, a obrigatoriedade da apresentação do CPF para efetivar a inscrição no Enem 2005 (Exame Nacional do Ensino Médio).

A ordem para suspender a necessidade do CPF foi dada ontem, pela 2ª Vara Federal do Rio de Janeiro, mas o Inep só foi notificado hoje –o órgão informou que não vai recorrer.

Ainda por conta da decisão da juíza Maria Alice Paim Lyard, o Inep também estenderá o prazo de inscrições, tanto para concluintes do ensino médio como para egressos, até o dia 16 de maio –o prazo inicial terminaria dia 6 de maio.

A opção do Inep em exigir o documento, este ano, havia sido tomada para facilitar o processamento das inscrições, que devem dobrar em relação ao ano passado, quando foram computadas cerca de 1,5 milhão de inscritos.

O Enem é feito pelo MEC todo ano. As notas do exame valem para ingresso em diversas instituições de ensino superior e para a disputa de vagas no Prouni (Programa Universidade para Todos), que dá bolsas em universidades privadas a alunos carentes.

Segundo a assessoria de imprensa do Inep, a portaria em atendimento à determinação da Justiça Federal será publicada nesta sexta-feira (29) no “Diário Oficial da União”.

Inscrições

Os alunos do 3º ano do ensino médio devem fazer suas inscrições nas escolas onde estudam. Os demais interessados em fazer a prova devem efetuá-las pela internet ou nas agências dos Correios.

A taxa de inscrição é de R$ 35 –os alunos de escolas públicas são isentos da cobrança. O estudante de escola particular, porém, se apresentar declaração de carência, também estará isento. A prova está marcada para o dia 28 de agosto.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Secretaria divulga 2ª chamada de estudantes de MT para intercâmbio na Inglaterra

A secretaria estadual de Educação divulgou, há pouco, a...

Escola técnica abre vagas para curso de inglês básico em Cuiabá

Já estão abertas as inscrições para os cursos de...

Prazo para solicitar isenção da taxa de inscrição do Enem começa hoje

Começou hoje o período para solicitar a isenção da...

Estudantes de Sinop embarcam para competição mundial de robótica nos EUA

Onze estudantes da rede estadual de ensino em Sinop...
PUBLICIDADE