quinta-feira, 25/abril/2024
PUBLICIDADE

Construção do campus da UFMT em Sinop será lançada hoje

PUBLICIDADE

O reitor da UFMT (Universidade Federal de Mato Grosso), Paulo Speller e o prefeito Nilson Leitão farão hoje o lançamento da pedra fundamental da construção do novo campus universitário de Sinop. O novo campus será construído onde, atualmente, funciona o CAIC (Centro de Apoio Integrado a Criança) e que é sede provisória do Instituto Universitário do Norte Mato-grossense (extensão da UFMT). A área, cedida pela Colonizadora Sinop há mais de 10 anos, é de 60 hectares. De início será construído um módulo com 4 salas de aulas para 40 acadêmicos cada, laboratório, biblioteca, laboratório de informática, auditório com capacidade para 88 pessoas e área administrativa.

A Prefeitura de Sinop se responsabilizou pela construção desse módulo inicial, que, conforme projeto, tem 1.463m² e está avaliado em cerca de R$ 1 milhão. O campus irá atender a toda a região Norte de Mato Grosso, com abrangência para a Amazônia Mato-grossense e será nomeado como ‘Instituto Universitário do Norte Mato-grossense’.

“Já está negociado com o MEC que uma das prioridades da UFMT é a implantação do campus de Sinop. Esperamos daqui para o próximo ano ter a primeira estrutura própria do campus”, confirmou ao Só Notícias.

Segundo ele, com o campus, o objetivo é trazer para o município cursos regulares. “Ainda não sei quais serão, mas já há alguns interessados, tanto da parte do município e da região quanto dos próprios cursos que manifestaram disponibilidade. Provavelmente Arquitetura, Enfermagem e algumas licenciaturas que sempre são demandadas para a formação de professores, mais certo é a Licenciatura em Ciências da Natureza com habilitação para Física, Química, Matemática e talvez Biologia, que atendem tanto 5ª e 8ª séries do Ensino Fundamental como Ensino Médio”, completa.

O objetivo é começar com poucos cursos e a cada ano implantar novos cursos. “Quando você implanta um campus, o MEC disponibiliza quadro de professores e funcionários, mas a expectativa é de se contar com um concurso público para o próximo ano e progressivamente abrir mais vagas”, salienta.

Paulo Speller está em Sinop para participar da colação de grau da primeira turma de Engenharia Florestal. Foram formados 25 engenheiros florestais.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Inscrições gratuitas para curso de Libras adulto e kids encerram na 6ª em Sinop

As inscrições gratuitas para os cursos de Língua Brasileira...

Termina dia 30 prazo para estudantes de MT se inscreverem no programa Jovem Senador

As inscrições para o processo seletivo do programa Jovem...

Segunda parcela do Pé-de-Meia será paga a 2,5 milhões de estudantes

Os estudantes inscritos no Programa Pé-de-Meia de incentivo à...
PUBLICIDADE