PUBLICIDADE

Conselho repudia alterações na meta sobre relações de gênero nos planos municipais de educação

PUBLICIDADE

O Conselho Regional de Psicologia de Mato Grosso (CRP18-MT) manifestou repúdio quanto às propostas de retirada ou alteração de redação das metas 8.2 e 8.4 dos Planos Municipais de Educação. “Em um país de intensos contrastes culturais, sociais e econômicos como o nosso e de intenso sofrimento e marginalização de grupos minoritários, é imprescindível que a escola, lugar de aprendizagem, humanização e parcerias, seja o palco de discussões acerca das questões humanas que precisam ser desnaturalizadas para que possam ser compreendidas e respeitadas”, aponta a nota.

O texto ainda afirma que “compreendemos que as famílias, da forma como podem se organizar, devem ser protegidas e fortalecidas para que possam proteger seus membros e formar pessoas com dignidade, que se esforcem para a construção de um país melhor, mais humano e digno. Compreendemos também que isso não acontecerá com a intolerância demonstrada e divulgada por determinados grupos quanto às questões de sexualidade que permeiam nossas vidas, relações e cotidiano. Fechar os olhos para tais questões não fortalecerá pessoas e famílias, ao contrário, incentivará a discriminação, humilhação e o preconceito que fragilizará, ainda mais, relações entre pais e filhos, entre pessoas que devem se cuidar, entre pares”.

“Dessa forma, repudiamos as tentativas de retirada dos planos municipais de educação das discussões sobre gênero e sexualidade nas escolas que, para além de conteúdos, são formas legítimas de aprendizagem sobre as relações que permeiam nossa vida cotidiana”.

O ponto em questão levantou muitas polêmicas nos municípios que aprovaram o texto. O documento traz metas em curto, médio e longo prazo a serem cumpridos na área da educação. A aprovação por parte das câmaras e sanção dos prefeitos são necessárias para que os municípios continuem recebendo verbas do governo federal.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Escola técnica abre 640 vagas para cursos em Nova Mutum e mais 11 cidades

A secretaria estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação inicia...

Estudante de MT é premiado por pesquisa sobre controle e qualidade de água para bovinos

O estudante Allessandro Brocco, da Escola Técnica Estadual de...

Reitora da UFMT toma posse em cerimônia do Ministério da Educação em Brasília

A reitora da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT),...
PUBLICIDADE