sexta-feira, 26/abril/2024
PUBLICIDADE

Conselho decide que aulas presenciais em escolas públicas de Lucas do Rio Verde ficam suspensas até dezembro

PUBLICIDADE
Só Notícias (foto: assssoria/arquivo)

As aulas presenciais nas escolas municipais continuarão suspensas até o final do ano letivo (dezembro). A decisão é da comissão especial para estudos, elaboração de critérios e protocolos para o enfrentamento do Coronavírus, que reúne representantes de todas as redes de ensino do município. A decisão leva em conta os resultados dos questionários dirigidos aos pais de alunos e professores da rede municipal. A suspensão começou em abril.

Segundo a secretária adjunta de Educação, Kátia Cantão Mundim, o encaminhamento das pesquisas mostra claramente que tanto pais quanto professores não se sentem seguros em relação à volta às aulas nesse momento mesmo que as escolas sigam protocolos rígidos de saúde. Além disso, a falta de pessoal e de estrutura nas redes para o funcionamento de um sistema educacional híbrido, que mistura, simultaneamente, aulas presenciais e remotas, impede uma retomada imediata com a devida qualidade.

“O acirramento da pandemia já nos fez recuar do planejamento de retorno às aulas que tinha sido traçado anteriormente e hoje o assunto voltou a ser discutido à luz da lei 14.040 e da resolução 03, que flexibiliza o critério de 50% de aulas presenciais e de 50% de aulas remotas, passando a trabalhar com o critério de parte presencial e parte não presencial. Como as redes municipal e estadual, com exceção de uma escola, já cumpriram a parte presencial no início do ano, temos condições de fechar o ano com aulas não presenciais como previsto na nova resolução”, explica, através da assessoria.

Kátia prevê que o trabalho em 2021 será dobrado para que haja uma recuperação de tudo que não pôde ser feito presencialmente ao longo de 2020. “Já estamos pensando em uma dobradinha 2020-21 para compensar os inevitáveis prejuízos decorrentes de um ano totalmente atípico e com surpresas para o mundo todo”, observa.

A presidente do Conselho Municipal de Educação, Michelene Rufino de Araújo, destaca como fundamental a normatização do órgão sobre a decisão de continuar trabalhando remotamente. “A tomada de decisão coletiva é muito importante e a secretaria municipal de Educação foi extremamente feliz ao realizar as pesquisas porque divide a responsabilidade da decisão do retorno com os pais. Acredito que podemos aguardar um pouco mais até porque nós não deixamos de trabalhar este ano, apenas criamos uma nova maneira de trabalhar. Esta situação inusitada e a necessidade fizeram com que nós profissionais da educação colocássemos em prática uma deliberação da Base Nacional Comum Curricular, que é fazer uso da tecnologia no dia a dia da aprendizagem do aluno”, avalia.

Nas últimas 24 horas, em Lucas, 15 novos casos foram notificados e o número subiu para 5.619, desde o início da pandemia. Por outro lado, no mesmo período, 53 pacientes venceram a doença e o total saltou para 5.389, o que corresponde a 95,9% dos diagnóstico. Hoje foi confirmada mais uma morte subindo para 61 o total.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Por causa da greve dos servidores, IFMT suspende eventos em Sinop e Tangará

O Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) anunciou hoje...

Unemat promove evento sobre geopolítica do Oriente Médio em Sinop

A Faculdade de Ciências Exatas e Tecnológicas (Facet) da...

Inscrições gratuitas para curso de Libras adulto e kids encerram na 6ª em Sinop

As inscrições gratuitas para os cursos de Língua Brasileira...

Termina dia 30 prazo para estudantes de MT se inscreverem no programa Jovem Senador

As inscrições para o processo seletivo do programa Jovem...
PUBLICIDADE