Educação

Conselho aprova implantação de cursos da Unemat em Lucas, Matupá e Colíder; Sorriso é retirado de pauta

Os membros do Conselho Universitário (Consuni) da Universidade Estadual de Mato Grosso (Unemat) aprovaram, esta semana, a implantação de novos cursos em diversas cidades do Estado. Uma das mais beneficiadas é Lucas do Rio Verde, que teve aprovada as graduações em turmas únicas em Engenharia de Alimentos e Engenharia Civil. Para o município, também foi autorizado o curso tecnólogo em Agronegócio.

Também foi aprovada a implantação de um curso turma única de bacharelado em Agronomia, em Colíder; Tecnologia em Gestão Comercial, em Matupá; superiores fora de sede em Pedagogia, Direito, Engenharia de Produção Agroindustrial e Administração, além de tecnólogos em Negócios e Inovação e Gestão Pública, todos em Cuiabá; tecnólogo em Logística e superior fora de sede em Direito, em Rondonópolis; além cursos em Alto Araguaia e Água Boa.

O projeto para implantação do curso fora de sede, turma única, de Arquitetura e Urbanismo, em Sorriso, acabou retirado de pauta. Uma fonte de Só Notícias informou que a votação sobre a graduação foi cancelada e deverá acontecer, em 2018, na próxima sessão do Consuni, ainda sem data para ocorrer. O adiamento, segundo a fonte, se deu em razão da ausência de projeto de lei municipal autorizando o curso em Sorriso.

No total, 50 conselheiros votaram durante a 3ª reunião do Consuni de 2017, que ocorreu terça e quarta-feira, em Cáceres. O Conselho é formado por professores, técnicos e estudantes. A reitora da Universidade, Ana Di Renzo, é presidente do Conselho e tem voto de minerva.