O Conselho Universitário (Consuni) da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) aprovou em sua última sessão de 2025 a criação de novos cursos e a expansão da oferta educacional em vários campi do estado, reforçando o compromisso da instituição com o interiorização do ensino superior.
O Conselho aprovou turmas especiais de oferta única de Agronomia em Alto Araguaia e Vila Rica, de Direito em Brasnorte, de Pedagogia em Luciara e de Zootecnia em Diamantino. Também foram alteradas as resoluções dos cursos de licenciatura em Educação Física de Cáceres e Diamantino, que agora passam a ofertar também o bacharelado. Já o curso de Tecnologia em Gestão e Inovação em Agronegócio, ofertado em Tangará da Serra, teve sua readequação aprovada, e passa a denominar-se curso superior de Tecnologia em Processos Gerenciais.
Os conselheiros ainda aprovaram a criação de cinco cursos de pós-graduação lato sensu a distância: são especializações em Alfabetização e Letramento, em Gestão Escolar, em Gestão Pública, em Psicopedagogia e em Saberes e Práticas na Educação Infantil. Também ratificaram a criação do curso de pós-graduação lato sensu MBA em Formação de Lideranças Femininas, como parte do Programa Institucional de Qualificação Funcional da Unemat.
A terceira e última sessão ordinária de 2025 do Consuni teve início nesta terça-feira no auditório da Faespe, com previsão de encerramento para quarta-feira (12). A sessão contou com a presença do secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, Allan Kardec, que elogiou o processo democrático da Universidade. “A Unemat sempre tem dado um exemplo de democracia para as demais instituições do Estado”.
Entre outras decisões relevantes, os conselheiros aprovaram o Planejamento Estratégico de Internacionalização para o período 2025-2030, apresentado pelo assessor de Internacionalização, Anderson Marques do Amaral. Também foi aprovada a criação e nomeação da comissão que conduzirá o processo eleitoral da Comissão Permanente de Avaliação de Desempenho Docente (Copad).
No primeiro dia de trabalhos, foram escolhidos os novos conselheiros discentes que comporão as câmaras setoriais do Conepe por um ano, atuando nas áreas de Orçamento e Patrimônio, Atividades Acadêmicas, Gestão de Pessoas, Legislação e Desenvolvimento Institucional.
O plenário aprovou ainda alterações na resolução que define a estrutura organizacional da Universidade, dispondo sobre a configuração de câmpus, núcleos e polos, consolidando assim a base institucional para o contínuo desenvolvimento da Unemat.
Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.


