PUBLICIDADE

Conselho alerta que nota baixa de cursos de Medicina em MT põe pessoas em risco e defende exame

PUBLICIDADE
Só Notícias/Wellinton Cunha (foto: assessoria/arquivo)

O conselho regional de Medicina de Mato Grosso manifestou preocupação, através de nota, com o resultado abaixo do esperado obtido por dois cursos de Medicina do Estado no exame nacional de avaliação da formação médica (Enamed), divulgado na última segunda-feira (19), ressaltando que a situação “coloca a população em risco”, “evidencia falhas graves na formação médica e reforça a urgência de medidas mais eficazes antes do exercício profissional”.

O órgão declarou que está alinhado com o Conselho Federal de Medicina, que defende a aprovação do projeto de lei que institui o Exame Nacional de Proficiência em Medicina (Profimed) como etapa obrigatória para o registro profissional. A proposta foi aprovada em 1⁠ª votação no Senado, mês passado, e ainda passará por mais um turno de votação para a aprovação definitiva.

De acordo com o comunicado, 35% dos formandos em Medicina de Mato Grosso vêm de cursos de universidades reprovadas pelo ministério da Educação. “Uma delas é o Centro Universitário do Pantanal em Cáceres. Dos 26 concluintes avaliados, apenas quatro atingiram a nota miníma considerada proficiente”, diz a nota. O curso da Unipantanal obteve nota 1 de 5. Além deste, o curso da Universidade de Cuiabá (Unic/Unime), com nota 2, também foi considerado insatisfatório. As universidades não se manifestaram publicamente sobre o assunto.

Por outro lado, conforme Só Notícias informou, os cursos de Medicina UFMT, campus de Sinop e Cuiabá, e da Universidade Federal de Rondonópolis alcançaram nota 4, considerada alta, pelo ministério. Os cursos da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), em Cáceres, e do Centro Universitário de Várzea Grande (Univag), com 3, também foram considerados satisfatórios.

Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Justiça de MT regulamenta uso de inteligência artificial em cartórios de Mato Grosso

A Corregedoria-Geral da Justiça de Mato Grosso editou o provimento...

Mega-Sena sorteia hoje prêmio acumulado de R$ 63 milhões

As seis dezenas do concurso 2.964 da Mega-Sena serão...

Sinop: veículo tem princípio de incêndio em via lateral da BR-163

O incêndio de uma motocicleta, possivelmente uma Honda Biz,...
PUBLICIDADE