O encontro intermunicipal da Conferência Nacional de Educação (Conae) será para debater as propostas para educação básica, profissional, tecnológica e superior. O evento começa nesta segunda, termina na terça e reunirá representantes educacionais de 15 municípios da região. A principal palestra, a partir das 8h, será feita pela secretária de Apoio às Políticas Educacionais de Mato Grosso e membro da organização estadual da Conae, Flávia Nogueira, sobre “Construindo Sistema Estadual Articulado de Educação: plano nacional de educação, suas dirtreizes e estrategias de açãoes”.
Às 11h será aberto espaço para debates, seguido de informes e o almoço, programado para as 12h. As atividades serão retomadas à tarde, às 13h30, na escola estadual Nilza de Oliveira Pipino, onde iniciará os trabalhos nos seguintes eixos temáticos: papel do Estado na garantia do direito de educação de qualidade; qualidades de educação, gestão democrática e avaliação; democratização do acesso, permanência e sucesso escolar; formação e valorização dos profissionais de educação; financiamento da educação e controle social e, justiça social, educação e trabalho: inclusão, diversidade e igualdade. Em cada grupo (eixos) haverá um palestrante, coordenador, relator e secretário. As atividades devem ser finalizadas às 18h.
Na terça-feira de manhã, também na escola Nilza, serão finalizados os trabalhos dos eixos e feitas as escolhas dos delegados que representarão a região na fase estadual da conferência. Às 13h30, as atividades serão novamente no Senai, onde haverá a plenária de encerramento da conferência.
Conforme Só Notícias informou, a conferência tem como objetivo buscar melhorias educacionais em todo o país. Após as fases intermunicipais (realizadas já em Pontes e Lacerda, Rondonópolis, Alta Floresta, Cuiabá e outros), será feito o encontro estadual, programado para novembro em Cuiabá. A conferência nacional será no próximo ano, em Brasília.