Dos aproximadamente 65 mil candidatos que se inscreveram para o nível superior do concurso público cerca de 16,5 mil não compareceram aos locais de prova num total de 25%. Os números são considerados satisfatórios pelo Comitê de Acompanhamento do Concurso Público e dentro da expectativa. Por ser uma fase com uma participação maior de candidatos de fora do estado, o comitê tinha a expectativa de um número maior de ausentes. "Essa era a fase em que mais pessoas de fora viriam para fazer as provas, então já era esperado um número maior de faltosos que o das outras fases", explicou o secretário de Administração Geraldo de Vitto Jr.
O maior número de ausências se deu pelo período da manhã, no caso dos candidatos que fariam as provas para concorrer aos cargos de delegado, auditor, perito criminal e gestor governamental. "Tivemos poucos casos de atraso, mas vários de candidatos que desistiram das provas depois de terem lido as questões. Estes assinaram um termo de desistência do concurso e foram desclassificados", completou De Vitto.
Do total de inscritos, 18,41%, ou seja, 12.085 solicitaram isenção da taxa de inscrição, sendo que destes 8.824 (73,02%) são desempregados, 1.879 (15,55%) recebem até um salário mínimo e 1.381 (11,43%) são doadores regulares de sangue.