Educação

Começam na 3º feira matrículas online para escolas estaduais em Mato Grosso

A segunda etapa de matrículas web nas unidades escolares da rede estadual de ensino para alunos começa na próxima terça-feira e segue até o dia 9 de março. Os pais precisam fazer o preenchimento do cadastro que é obrigatório, para efetuar a matrícula em escolas que iniciarão o ano letivo no dia 23 de março.

As matrículas web, bem como o cadastro de usuário, devem ser realizados no site Secretaria de Estado de Educação (Seduc). Com o cadastro feito, o pai ou responsável recebe um login e uma senha. No entanto, a  Seduc recomenda que essa etapa seja concluída o quanto antes, para ganhar em agilidade.

Conforme a portaria publicada no Diário Oficial do Estado, o processo ocorrerá, exclusivamente, nas unidades escolares que terão as matrículas solicitadas pela internet. A portaria contempla a relação de todas as escolas que terão matrícula web.

Serão considerados alunos novos, aqueles que não constam na unidade escolar no término do ano letivo de 2019, como os que ingressarão no ensino fundamental e médio, os transferidos de qualquer rede de ensino, bem como os alunos que apresentam situação de desistente ou abandono no sistema SigEduca, módulo Gestão Educacional (GED).

Para os pais que não dispõem de computador em casa, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) disponibilizará, no auditório, terminais de acesso. Técnicos do Núcleo de Dados e Informações Estatísticas da Seduc estarão à disposição para orientar os pais ou responsáveis para efetuar a matrícula web. Esse suporte segue disponível até a data limite da matrícula.

Algumas escolas regulares, especializadas, do campo, quilombolas, indígenas e Centros de Educação de Jovens e Adultos (Cejas) não participam da matricula web.

Antes de solicitar a matrícula web é preciso fazer o cadastro do usuário no site Seduc. O cadastro é a primeira fase do processo para as matrículas web de alunos novos nas escolas estaduais. Ao fazer o cadastro, o sistema gerará o login e a senha de acesso do usuário, que deverá ser usado para fazer a matrícula.

A 2ª etapa, após o cadastro, compreende dois momentos simultâneos que é a solicitação de matrícula web, sendo que, ao confirmar a solicitação, o sistema emitirá uma ficha com as informações cadastradas. A segunda fase é a confirmação da solicitação de matrícula web, que será na unidade escolar, com data e horário de atendimento constante na ficha de solicitação. A matrícula só será efetivada quando validada pela unidade escolar.

O aluno maior de idade ou o pai e responsável pelo aluno menor de idade deverão comparecer na unidade escolar de opção para confirmação da matrícula, munidos dos documentos exigidos na portaria.

Redação Só Notícias