Educação

Começa daqui a pouco o 2º Seminário dos Profissionais da Educação em Sinop

O encontro será realizado no Anfiteatro da Unemat, hoje e amanhã, das 07:30h às 18:00h. Espera-se que mais de 500 professores participem. Os principais assuntos a serem discutidos são, a reforma curricular e do ensino superior e as mudanças e conseqüências da Lopeb (Lei Orgânica dos Profissionais da Educação Básica).

“Estamos em busca de soluções para a situação em que nos encontramos. E queremos fazer isso antes da Assembléia Geral do dia 25 de abril, porque lá vamos decidir se aderimos a greve ou não. Por isso vamos perguntar diretamente àqueles que realizaram as mudanças o porque delas. E vamos expor nossa vontade de paralisar as aulas, já que no mês que vem todos os professores interinos estarão contratados e não correrão o risco de perderem seus cargos”, disse ao Só Notícias, Cleufa Hübner, presidente do Sintep (Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Público de Mato Grosso) Sinop.

Segundo Cleufa, já confirmaram presença o secretário adjunto da Secretaria Estadual de Educação, Antonio Carlos Máximo; representantes da UFMT, Luiz Augusto Passos; do MEC (Ministério de Educação e Cultura), Josete Maria Ribeiro; da CNTE Confederação Nacional dos Trabalhadores da Educação) Nacional, Juçara Dutra Vieira; o secretário de formação da CNTE-MT, Gilmar Soares e o presidente do Sinte, Julio César Viana.

Secretários municipais de Alta Floresta, Colíder, Sorriso, Lucas do Rio Verde, Claudia, Santa Carmem, Vera e Porto dos Gaúchos também devem participar.
Cleufa afirmou que a assessoria da secretária estadual de Educação, Ana Carla Muniz, que esteve visitando as escolas do Nortão ontem, não informou se ela comparecerá ao Seminário, mas que a mesma foi convidada. O 1º Seminário realizado em 2004 teve a participação de 170 profissionais.