Educação

Com proposta de diminuir evasão escolar professores de Sinop participam de competição nacional

Educadores da escola estadual professora Zeni Vieira, de Sinop, estão representando a região Centro-Oeste do país na competição nacional Desafio Inova Escola. O projeto ‘ArtEduca’, desenvolvido pelos professores têm como proposta diminuir a evasão escolar e a infrequência, por meio de ações para tornar o ambiente mais atrativo aos alunos. “O ArtEduca, é uma ação interdisciplinar entre língua portuguesa, arte, educação especial e laboratório de aprendizagem, e tem por objetivo envolver o aluno por meio do desenvolvimento de projetos com aulas inovadoras, e dessa forma diminuir os índices de evasão e infrequência escolar”, destacou, ao Só Notícias, a responsável pelo projeto, Jacinaila Louriana.

A instituição de Sinop é a única representante de Mato Grosso e se classificou para etapa nacional concorrendo com outros 1.250 trabalhos. “Entrevistamos os alunos e vimos o que eles realmente queriam. Com base nos relatos deles, fizemos diversas ações, durante as aulas e até no ambiente físico”, ressaltou Jacinaila.

Antes de chegar a nível nacional, a equipe venceu a etapa regional. “Diante disso, a escola ganhou um selo por ser a vencedora e consequentemente representar a região centro-oeste”, emendou.

A votação do concurso é feita por meio do site. Basta entrar procurar o projeto ArtEduca e votar. A competição se encerra hoje, às 23h50. Já o vencedor da ação será conhecido na quarta-feira (13). “Caso a gente ganhe, seremos premiados com assessoria técnica por um ano e um valor financeiro para implementação do plano de inovação”, completou a responsável.

O Desafio Inova Escola é promovido pelo Programa ProFuturo, por meio da Fundação Telefônica, com coordenação técnica do CENPEC – Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária. É apoiado ainda pela Representação no Brasil da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e o Movimento de Inovação na Educação (MIE).

Redação Só Notícias