PUBLICIDADE

Colégio eleitoral elege Maria Lúcia a reitora da UFMT

PUBLICIDADE

A professora Maria Lúcia Cavali Neder, do Instituto de Educação (IE), lidera a lista tríplice que será remetida ao Ministério da Educação pelo Colégio Eleitoral Especial para a nomeação à reitoria da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). A votação ocorreu ontem à tarde e ela recebeu 45 votos dentre os 63 conselheiros que compareceram à sessão extraordinária. A lista de vice-reitor é encabeçada por Francisco Dutra Souto, da Faculdade de Ciências Médicas (FCM), que recebeu 44 votos.

“O processo foi conduzido com tranqüilidade, a comunidade se manifestou através dos três conselhos superiores reunidos no colégio eleitoral, e dessa forma traduz-se a vontade da comunidade como vem sendo feito desde 1992”, diz o reitor Paulo Speller. Os indicados a reitora e vice terão mandato de quatro anos a partir de 24 de outubro próximo. A lista tríplice será remetida ao MEC no dia 14 de julho. Quem nomeia é o presidente da República.

Antes da votação a palavra foi aberta aos candidatos para apresentação de propostas. Maria Lúcia Cavali falou sobre sua concepção de universidade e citou os princípios, diretrizes e políticas que adotará. “De forma autônoma a universidade, como instituição social, deve comprometer-se com a vida da sociedade, articulando-se a poderes e direitos democráticos. Deve compreender-se em interação e articulação permanente com outras instituições sociais, com clareza de que, mediante suas ações pode e deve contribuir para a construção de um mundo melhor”, defendeu. As diretrizes básicas de sua gestão serão inclusão social, democracia, formação, interação, transparência, autonomia e compromisso social.

Com esse resultado “vamos nos aprofundar nas questões administrativas, nos encaminhamentos do plano de ação e no trabalho de composição da equipe para que até setembro a tenhamos formado de modo a fazer a transição sem problema de continuidade das ações”, disse logo após a apuração dos votos.

Três outros professores se candidataram à lista tríplice para reitor, sendo João Eduardo de Resende, que obteve cinco votos, Arlenes Silvino da Silva, 7 votos e Silas Borges Monteiro, 4. Houve um voto branco e um nulo. À lista de vice concorreram também a professora Elizabeth Aparecida Furtado de Mendonça, que recebeu 10 votos e o professor Leocarlos Cartaxo Moreira, com 7. Também nesse caso foram registrados um branco e um nulo.

O colégio eleitoral especial é formado pelos membros do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe), Conselho Universitário (Consuni) e Conselho Diretor (CD) totalizando 88 conselheiros. Compareceram 63 para participar da votação.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Estudante de MT é premiado por pesquisa sobre controle e qualidade de água para bovinos

O estudante Allessandro Brocco, da Escola Técnica Estadual de...

Reitora da UFMT toma posse em cerimônia do Ministério da Educação em Brasília

A reitora da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT),...

Servidora do IFMT conquista prêmio Jovem Investigadora em Portugal com dissertação

A servidora Camila Beatriz Bennemann, do campus Tangará da...
PUBLICIDADE