sábado, 27/abril/2024
PUBLICIDADE

Cartilha salarial do Sintep que cobra 16% de aumento será lançada hoje

PUBLICIDADE

O Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep-MT) lança hoje às 14 horas, a Cartilha Salarial dos Trabalhadores da Educação. A cartilha foi editada para explicar como foi definido o índice de 16,36% de reposição salarial proposto pela categoria e em que a entidade se baseou para afirmar que há recursos suficientes para isso. Para chegar ao índice, o Sintep coletou informações sobre as receitas do Estado e os custos da folha de pagamento, dentre outros indicadores.

A análise dos números da arrecadação, por exemplo, mostra que o governo estadual dispõe de recursos para repor as perdas salariais ocorridas de outubro de 1998 a 2005 – ou seja, desde a implantação da Lei Orgânica dos Profissionais da Educação Básica (Lopeb). As tabelas e quadros apresentados na cartilha comprovam que, se os recursos vinculados pela Constituição fossem efetivamente aplicados na Educação, haveria dinheiro suficiente para cobrir as despesas de salário com a revisão de 16,36%. Revela ainda que o Executivo descumpre dispositivo constitucional que proíbe o Estado, ao promover qualquer renúncia fiscal, de incluir a quarta parte da Educação.

A cartilha, que deverá ser distribuída às subsedes de todo o estado, servirá de ferramenta para que os trabalhadores da educação e a sociedade mato-grossense discutam questões essenciais para Mato Grosso.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Secretaria de MT apresenta plano de educação no maior evento da América Latina

A secretaria estadual de Educação apresentou esta semana a...

Por causa da greve dos servidores, IFMT suspende eventos em Sinop e Tangará

O Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) anunciou hoje...

Unemat promove evento sobre geopolítica do Oriente Médio em Sinop

A Faculdade de Ciências Exatas e Tecnológicas (Facet) da...

Inscrições gratuitas para curso de Libras adulto e kids encerram na 6ª em Sinop

As inscrições gratuitas para os cursos de Língua Brasileira...
PUBLICIDADE