Educação

Aulas sem escalonamento retornam hoje em Nova Mutum para mais de 7 mil alunos

Os 7,7 mil alunos que estão matriculados na rede municipal de ensino retornam as atividades presenciais, sem escalonamento, nesta quarta-feira. Nova Mutum tem 16 escolas municiais e as aulas estavam divididas em grupos para não gerar aglomeração.  Os alunos que tiverem comorbidades terão que apresentar atestado médico e a secretaria fará plano de aula exclusivamente para este grupo. 

“Estamos preparados para recomeçar 100% presencial. Em fevereiro, começamos com 50% e houve um comprometimento muito forte dos professores e colaboradores. Não tivemos problemas de transmissão do vírus e isso possibilitou a volta. Praticamente todos os servidores da educação estão imunizados com as duas doses da vacina anti-covid e está muito mais seguro a volta”, disse o prefeito Leandro Felix, ao Só Notícias. 

Não foi informada a quantidade de profissionais lotada no município. A secretaria estadual de Educação informou que já foram contratados mais de 2,8 mil profissionais – entre professores, técnicos e apoio – após o retorno das aulas na modalidade híbrida. Ainda há escolas com vagas autorizadas. Para o próximo mês, já estão previstas as contrações de mais 2,4 mil professores articuladores, ultrapassando a previsão inicial que era de cerca de 4,7 mil. 

Até agora, estão nas escolas 1.233 professores, sendo 780 contratos em substituição e 453 livres. Quanto aos cargos administrativos (técnico e apoio), já são 1.527, sendo 627 substituições e 900 livres. Quanto aos agentes de pátio, todos os pedidos que atendem os requisitos da portaria já foram autorizados. A inserção das demandas de contratações dos profissionais foi liberada pela secretaria no final de junho, respeitando as vagas na portaria. São servidores que participaram do processo de atribuição simplificado. 

Redação Só Notícias (foto: assessoria/arquivo)