quinta-feira, 18/abril/2024
PUBLICIDADE

Aulas presenciais na rede estadual em Mato Grosso e em 23 Estados recomeçam em agosto

PUBLICIDADE
Só Notícias (foto: Só Notícias/Guilherme Araújo/arquivo)

Os conselhos nacionais de Secretários de Saúde (Conass) e de Secretários de Educação (Consed) se reuniram, ontem, em Brasília, e 24 Estados devem retornar as aulas presenciais, na rede estadual, mês que vem, “levando em consideração todos os protocolos já estabelecidos. Somente três manifestaram que não têm uma data prevista para retorno”, informou o secretário de Educação de Mato Grosso, Alan Porto. As aulas na forma do ensino híbrido retornam no próximo dia 3 nos municípios mato-grossenses.

Um técnico do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) expôs todas as informações para que os secretários de Educação tomem a decisão, como a média móvel, números de contaminação, quadro de vacinação, novas variantes e ocupação dos leitos de UTI, além da infraestrutura das unidades escolares. “Foi demonstrado que houve boa performance no número de profissionais da educação que foram vacinados no Brasil. Eles entendem que é o momento de retornar”, acrescenta Porto.

O Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) marcou nova reunião, nos dias 12 e 13 de agosto, em São Paulo para avaliação e para ser uma espécie de “ponto de controle”. Como a maioria dos Estados já vai ter o ensino presencial retomado, será possível avaliar os pontos positivos e negativos do retorno às aulas.  “Os Estados mostrarão suas experiências do retorno às aulas presenciais ou em ensino híbrido”, expôs Alan Porto.

Em novembro passado as escolas de Mato Grosso começaram a receber verbas para ações de prevenção à disseminação do vírus e para comprar materiais dos protocolos de biossegurança, como álcool em gel, máscaras, termômetros, lavatórios e materiais para sinalização das unidades.

Este ano, os recursos para as escolas investirem em manutenções preventivas e corretivas foram reajustados de R$ 33 mil para R$ 100 mil. Os repasses automáticos para custeio das escolas estaduais tiveram aumento de 47%. Além disso, todas as unidades tiveram capacitação e orientação para o enfrentamento ao Covid.

A informação é da secretaria estadual de Comunicação.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Valor de auxílio a profissionais de programa de alfabetização em MT é reajustado

A secretaria estadual de Educação reajustou o valor das...

Três estudantes da Unemat são selecionados para intercâmbio na Alemanha

A Universidade do Estado de Mato Grosso, publicou o...

Secretaria divulga 2ª chamada de estudantes de MT para intercâmbio na Inglaterra

A secretaria estadual de Educação divulgou, há pouco, a...
PUBLICIDADE