segunda-feira, 29/abril/2024
PUBLICIDADE

Aulas no novo campus da UFMT começam em setembro

PUBLICIDADE

Está previsto para o dia 15 de setembro, o início das aulas dos alunos do Campus Várzea Grande da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). A sede definitiva do campus que será no bairro Chapéu do Sol ainda não está pronta. Por conta disso, provisoriamente, as aulas serão ministradas no Bloco Didático ao lado da Faculdade de Direito (FD), no campus da UFMT de Cuiabá.

A instituição disponibilizará inicialmente 5 cursos de graduação, para aproximadamente 150 alunos, inscritos no Sistema de Seleção Unificada (Sisu). O processo de convocação dos servidores também já foi iniciado. Ao todo, serão 15 docentes, 16 técnicos administrativos e mais 20 servidores técnico-administrativos, que devem ser convocados ainda este mês.

O novo campus de VG só deve estar pronto em setembro de 2015. A área que terá 80 hectares vai abrigar os cursos de Engenharia de Transporte, de Minas, da Computação, de Automação e Controle e Engenharia Química.

De acordo com o pró-reitor do campus, o professor Adnauer Tarquínio Daltro, a intenção é priorizar as engenharias no campus de Várzea Grande, para suprir a carência de profissionais nessa área que chega a 100 mil em todo o país. Cerca de R$ 30 milhões serão investidos até o final da obra. O campus terá restaurante universitário, ciclovia, laboratórios, orquidários, biblioteca e áreas de proteção permanente (APP"s).

Segundo Daltro, mesmo antes do início das aulas os professores e coordenadores já se encontram à disposição para orientar os alunos. “Os docentes já estão desenvolvendo o processo de construção dos Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPC’s), dos planos de aula e das bibliografias que serão utilizadas em cada curso” finaliza o pró-reitor.

O novo campus será o 5º da instituição federal no estado. Atualmente, a UFMT possui 4 campi já em funcionamento, em Cuiabá, Rondonópolis, Sinop e na região do Araguaia, composto por duas unidades, uma em Pontal do Araguaia e uma em Barra do Garças. No total serão 101 cursos de graduação e 56 de pós-graduação (mestrado e doutorado), além de mais de 70 de especialização, residência médica e ensino à distância.

Aproximadamente 21 mil alunos são atendidos pelos cinco pólos. O Plano de Desenvolvimento Institucional da UFMT, em vigência, prevê novos campi, futuramente, para atender às necessidades da população de MT, considerando as aptidões das regiões. Mas os locais ainda não estão definidos.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Plano de educação de MT é apresentado no maior evento da América Latina

A secretaria estadual de Educação apresentou esta semana a...

Por causa da greve dos servidores, IFMT suspende eventos em Sinop e Tangará

O Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) anunciou hoje...

Unemat promove evento sobre geopolítica do Oriente Médio em Sinop

A Faculdade de Ciências Exatas e Tecnológicas (Facet) da...

Inscrições gratuitas para curso de Libras adulto e kids encerram na 6ª em Sinop

As inscrições gratuitas para os cursos de Língua Brasileira...
PUBLICIDADE