Mais de 500 estudantes já participaram do "Aulão do Enem", projeto da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) oferecido durante a 7ª Caravana da Transformação no município. As aulas estão sendo ministradas pelo professor de Linguagens, Sérgio Cintra, que há anos atua na preparação de estudantes para a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), em especial na parte de Linguagens e Redação.
"A ideia é devolver para a sociedade o que eu acumulei 37 anos dentro da sala de aula, mas na rede privada. Participar de projetos como este, envolvendo estudantes da rede pública, é gratificante, pois discutimos temas aos quais, muitas vezes, eles não tiveram acesso", disse o professor.
Segundo ele, a intenção do aulão é "informar aos alunos o essencial para que eles se sintam preparados para realizar uma boa prova do Enem". Para isso, ele utiliza uma linguagem jovem, "memes", músicas e interação com os estudantes.
Para a coordenadora da ação, Marimax Cortez, do Núcleo de Projetos da Seduc, o aulão foi pensado para dar apoio aos alunos da rede pública estadual que pretendem prestar o Enem em 2017. "Esta é a primeira vez que realizamos o aulão e já conseguimos mobilizar e envolver os estudantes de forma dinâmica e irreverente e, ao mesmo tempo, abordando temas atuais, como pede a prova do Enem".