sexta-feira, 26/abril/2024
PUBLICIDADE

Após reunião com governo, profissionais da educação mantém greve em escolas de Mato Grosso

PUBLICIDADE
Só Notícias/Herbert de Souza (foto: assessoria)

Dirigentes do Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Público (Sintep) se reuniram, nesta sexta-feira, em audiência com os secretários estaduais de Planejamento, Basílio Bezerra, e da Casa Civil, Mauro Carvalho Júnior. Segundo o presidente da entidade, Valdeir Pereira, não houve avanço nas negociações com o governo e a paralisação por tempo indeterminado está mantida nas escolas de Mato Grosso, com início a partir de segunda-feira (27).

“Não foi apresentada nenhuma proposta. A greve a partir do dia 27, já é fato. Significa que, a partir de segunda-feira, as escolas estarão fechadas por tempo indeterminado.  Estaremos no aguardo de uma negociação por parte do governo e, caso tenha, chamaremos a categoria para avaliar”, disse Valdeir, em entrevista a uma emissora da capital.

O dirigente sindical ainda comentou a ameaça do governo de cortar ponto dos grevistas. Segundo ele, caso isso ocorra, a reposição dos dias letivos poderá ficar comprometida. “O governo estará dizendo para os pais e mães que ele não terá o cumprimento dos 200 dias letivos. Uma vez que cortou o ponto dos trabalhadores, não haverá compromisso nenhum com a reposição”.

Além do cumprimento dos pagamentos da Revisão Geral Anual (RGA) e da lei 510 de 2013, que acrescentaria um reajuste de 769% aos profissionais, a categoria cobra, de acordo com Valdeir, que o governo apresente um calendário em relação a melhoria da infraestrutura de 400 escolas. “Algumas correm, inclusive, risco de desabar. A gente também quer que o governo faça o chamamento daqueles que estão hoje na condição de classificados no último concurso em vagas existentes”.

Conforme Só Notícias já informou, a paralisação foi aprovada, por unanimidade, por representantes da educação de 105 municípios, na última segunda-feira (20). A assembleia geral foi realizada na escola Presidente Médici, em Cuiabá. Após a aprovação da paralisação, cerca de 3 mil trabalhadores ainda fizeram uma passeata pelas ruas da capital.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Por causa da greve dos servidores, IFMT suspende eventos em Sinop e Tangará

O Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) anunciou hoje...

Unemat promove evento sobre geopolítica do Oriente Médio em Sinop

A Faculdade de Ciências Exatas e Tecnológicas (Facet) da...

Inscrições gratuitas para curso de Libras adulto e kids encerram na 6ª em Sinop

As inscrições gratuitas para os cursos de Língua Brasileira...

Termina dia 30 prazo para estudantes de MT se inscreverem no programa Jovem Senador

As inscrições para o processo seletivo do programa Jovem...
PUBLICIDADE