O ano letivo nas escolas estaduais sinopenses terá início, nesta quarta-feira A confirmação foi feita pela Assessoria Pedagógica do município. Um servidor estadual da unidade afirmou, ao Só Notícias, que o problema apontado pelo Sindicato dos Profissionais do Ensino Público (Sintep) subsede local já foi resolvido.
As aulas deveriam ter iniciado na segunda-feira (15). No entanto, a secretária adjunta de Formação do Sintep, Sidinei Oliveira Cardoso, disse que o atraso no início do ano letivo se deu por causa da falta de professores ocasionada pela baixa convocação dos profissionais aprovados no Processo Seletivo Simplificado (PSS).
Por conta deste problema, representantes da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) estiveram no município para auxiliar no andamento da contratação de aprovados neste processo. Apesar de todo este esforço, Sidinei afirma que ainda faltará profissionais nas escolas. No entanto, a Assessoria Pedagógica diz que o problema já foi totalmente solucionado.
“Este sistema criado pela Seduc só atrapalhou o processo de contratação. Muitos profissionais que lecionaram no ano passado, mas seus nomes não constam na lista de chamada. Isso causou a baixa convocação”, relatou a sindicalista.
No total, mais de 14 mil alunos estudam nas 18 unidades estaduais em Sinop. Cerca de 60% do quadro de professores é composto por profissionais interinos, que, portanto, devem passar pelo PSS. Até o ano passado, as atribuições de aulas eram feitas nas próprias escolas. No entanto, este ano, a Seduc exigiu que fosse feita na Assessoria Pedagógica de cada município.