PUBLICIDADE

Ano letivo está comprometido em município do Nortão devido chuvas

PUBLICIDADE

O excesso de chuvas já prejudicou o início do ano letivo de 580 estudantes da zona rural de Apiacás. A informação é da prefeita do município, Silda Kochemborger (PR). Os rios Bruno e Primo transbordaram em diversas localidade deixando centenas de famílias ilhadas. Pelo menos 17 pontes sofreram danos. “Ou caíram com a força das águas ou ficaram seriamente comprometidas”. Há pelo menos 20 dias o município vem sofrendo por causa das constantes chuvas.

A cada semana a situação vem se agravando. Sem uma boa infra-estrutura de saneamento, os bueiros da cidade terminam entupindo em razão da enxurrada. O resultado é o alagamento de casas e a possível proliferação de doenças presentes na urina e fezes de ratos, por exemplo.

Para tentar resolver a situação e conseguir viabilizar recursos de maneira mais célere, assim como fazer compras em regime de urgência, a prefeita mantêm reuniões com assessoria jurídica, para analisar se irá decretar situação de emergência ou não.

O fenômeno La Niña, atuante há menos de dois meses no Brasil, é considerado de intensidade fraca a moderada e deve se estender até março de 2008. O período de transição entre estações do ano (terminando a primavera e começando o verão em 21 de dezembro) influencia no comportamento do La Niña e é por ele influenciado, sobretudo com relação às chuvas.

O fenômeno intensificou as características do verão em algumas regiões e tornou menos intensas as características desta estação em outras.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE