PUBLICIDADE

Alunos de Sorriso receberão computadores portáteis

PUBLICIDADE

A Prefeitura Municipal de Sorriso, por intermédio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, implantará no ano de 2011, nos 4º e 5º anos das Escolas da Rede Municipal de Ensino o PROUCA (Programa um computador por aluno). O projeto visa promover a inclusão digital pedagógica e o desenvolvimento dos processos de ensino-aprendizagem de alunos e professores, mediante a utilização de computadores portáteis denominados laptops educacionais.

Este programa vem se integrar de modo mais efetivo ao Programa Nacional de Tecnologia da Educação do MEC, cuja ação de formação dos profissionais da educação para o uso pedagógico das tecnologias em laboratórios de informática será ampliada e enriquecida com o uso de equipamentos portáteis. Esses equipamentos poderão ser utilizados tanto no espaço escolar ( sala de aula, pátio, laboratório, etc. ), como em suas residências, tanto por estudantes como por professores, iniciando assim um processo de inclusão digital de familiares e da comunidade em geral.

Segundo o prefeito Chicão Bedin, a inclusão digital que o programa vai possibilitar aos professores e estudantes de Sorriso é muito significativa, pois atualmente o computador transformou-se em algo necessário para a vida das pessoas e nas escolas sua presença é algo indispensável. "Não podemos deixar nossa população fora desse processo, todos têm direito de serem inclusos nessa era digital", salienta o prefeito.

A Secretária de Educação Avanice Zanatta, ressalta que e o impacto das Novas Tecnologias tem provocado mudanças na Educação, que não tarda a incorporar os últimos recursos tecnológicos direcionados ao setor. Dessa forma, a integração de novas mídias como televisão e Internet não são mais novidades estranhas à sala de aula. Pelo contrário, contribui para a criação de novas estratégias de ensino, aprendizagem e auto-capacitação. Segundo ela, o PROUCA será implantado, num primeiro momento, como projeto piloto nas turmas de 4º e 5º ano, mas com o passar do tempo atenderá a todos os alunos da Rede Municipal de Educação de Sorriso.

"Com a implantação do Projeto PROUCA, temos uma preocupação e o comprometimento em atender com muita responsabilidade essa faixa etária, pois o uso do computador amplia o desenvolvimento cognitivo do aluno, além de colocá-lo, juntamente com o professor em contato com as cybertecnologias, com as tecnologias da informação e da comunicação, que são na visão de especialistas o futuro na busca do conhecimento". Para a gestora, o computador e a internet estão revolucionando os costumes, assim como o fogo e a roda fizeram. "O uso do computador e da internet já propiciaram alterações significativas no comportamento social. Haja vista que não se trata de uma modificação individual, isolada, mas de uma mudança comportamental coletiva. Pois transformou a maneira de ser dos seres humanos, a começar pela geração mais jovem, mas que aos pouco está atingindo a geração dos adultos, bem como a dos idosos, que cada vez mais passam a utilizar de ferramentas e das redes sociais para interagirem com o mundo", observa.

Chicão Bedin reforça que com essa ação a prefeitura de Sorriso coloca de uma vez por todas a educação municipal nos mesmos trilhos por onde passa a educação dos países mais desenvolvidos, ou seja, a educação midiatizada pelas tecnologias cyber, pois como diz o filósofo Pierri Lévy "no século XXI, as crianças aprenderão a ler e escrever com máquinas editoras de texto. Saberão servir-se dos computadores como ferramentas para produzir sons e imagens. Gerirão seus recursos audiovisuais com o computador, pilotarão robôs… (…) O uso dos computadores no ensino prepara mesmo para uma nova cultura informatizada" finaliza.

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE