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Alunos de Sorriso e Lucas concorrem às vagas do Jovem Embaixador

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Dez alunos da rede pública de Mato Grosso concorrem a uma vaga no projeto de intercâmbio cultural do Governo dos Estados Unidos, o Jovem Embaixador. A ação, que teve início em 2002, possibilita a 35 estudantes brasileiros à convivência com uma família americana pelo período de três semanas. Na edição do ano passado, o estudante Diego Gomes Azevedo, da Escola Estadual Alda Gawlins Scopel, de Primavera do Leste, representou Mato Grosso no projeto.

Os estudantes selecionados também frequentarão aulas em uma escola de Ensino Médio ("high-school") e farão apresentações sobre o Brasil e seus respectivos estados. Todos receberão ajuda do governo dos EUA e das instituições patrocinadoras do programa, sem nenhum custo financeiro para os participantes selecionados.

No próximo dia 30, a partir das 14h30, os estudantes selecionados das cidades de Arenápolis, Sorriso, Cuiabá, Primavera do Leste, Nova Olímpia, Lucas do Rio Verde, Porto Esperidião, Rondonópolis e Várzea Grande estarão em Cuiabá para participar da quinta fase do projeto, a entrevista individual. Nesta edição, as professoras Juliane Tenuta e Laura Jane Santiago, da Escola Number One, serão as avaliadoras. A Secretaria de Estado de Educação (Seduc/MT) custeará o transporte e a hospedagem aos estudantes para a realização da prova.

Neste ano, relata a coordenadora de Projetos Educativos em Mato Grosso em exercício, Gláucia Ribeiro, 68 alunos se inscreveram no processo. Deste montante, 34 foram selecionados pela Embaixada Americana para a segunda fase, mas 20 deixaram de entregar a documentação exigida. Dos 14 restantes, dez foram selecionados (após a avaliação escrita na língua inglesa) para participarem da prova oral. "O programa desperta o interesse por outras culturas, além de trabalhar o aperfeiçoamento da língua inglesa", diz a professora que há três anos é responsável pelo projeto em Mato Grosso.

Só podem se inscrever para o Jovens Embaixadores estudantes entre 15 e 18 anos, com boa fluência oral e escrita em inglês; for aluno do Ensino Médio na rede pública; pertencer à camada sócioeconômica menos favorecida; tiver excelente desempenho escolar; perfil de liderança, iniciativa e boa desenvoltura oral; estiver engajado por, pelo menos, um ano em atividades de responsabilidade social/voluntariado.

 

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