PUBLICIDADE

Alunos de escolas públicas de Sinop descobrem magia da produção de vídeos

PUBLICIDADE

Um projeto de pesquisa que está sendo realizado em duas escolas estaduais já possibilitou a realização de pelo menos 10 vídeos, feitos pelos próprios alunos sobre temas diversos. Um destes vídeos, cuja filmagem foi iniciada esta semana, deverá disputar a próxima edição do Festival de Gramado (RS). O projeto de pesquisa é uma parceria da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), através do Centro Formação e Atualização dos Profissionais do Ensino Médio (Cefapro), com a Universidade Estadual de Mato Grosso (Unemat). O trabalho é financiado pela Fundação de Apoio à Pesquisa (Fapemat).

De acordo com a representante da Seduc no projeto, Edna Costa Cavenaghi, a produção de vídeos é um dos eixos do projeto de pesquisa. A intenção central é a formação continuada de professores para integração das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC), aliadas à Metodologia de Projetos, daí o nome da pesquisa, TIC-PROJ. Esta objetiva investigar o potencial impulsionador de situações positivas de aprendizagem, a partir da tarefa de produção de vídeos educacionais.

O trabalho está em execução há dois anos. Participam do projeto os alunos das Escolas Estaduais “Paulo Freire” e “Professora Maria de Fátima Gimenez Lopes”, ambas em Sinop. O projeto foi iniciado pela professora Albina Pereira de Pinho de Silva, que hoje está na Unemat.

“Nesta proposta, procuramos desenvolver metodologias diferenciadas de projetos de aprendizagem”, explica Edna Costa, que atualmente coordena o trabalho. “Acreditamos que se a busca pelo conhecimento partir do próprio aluno, como no caso da produção dos vídeos, ele se interessará mais pelos estudos”, defende.

Um artigo sobre o projeto foi enviado para um congresso internacional no México sobre matemática e, recentemente, um dos vídeos produzidos ficou em primeiro lugar no Festival de Cinema de Alta Floresta. O filme “Fronteiras” foi uma produção conjunta do projeto com o Cine Clube “Zumbis”, da Unemat. O vídeo que será inscrito no Festival de Gramado se chama “Raisa” e aborda os questionamentos de uma aluna que chegou à faculdade sobre as práticas pedagógicas do local. Conforme Edna Costa, a trilha sonora deste filme deverá ser feita por um dos músicos integrantes da banda dos músicos Chitãozinho e Xororó.

Edna Costa informa ainda que a pesquisa possibilita parcerias com diversas universidades, para que estas exerçam um papel social nas escolas estaduais. Os alunos das faculdades prestam um trabalho de colaboração nas salas de aula. Participam deste trabalho alunos da Unicen, Fasipe, UFMT e Unemat. Um dos alunos participantes, da Unicen, obteve uma bolsa da Fapemat para realizar um projeto de estudo epidemiológico das parasitoses na Escola “Paulo Freire”, localizada no bairro Jardim das Oliveiras, em Sinop.

O projeto está previsto para se estender até julho do ano que vem.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Escola técnica abre 640 vagas para cursos em Nova Mutum e mais 11 cidades

A secretaria estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação inicia...

Estudante de MT é premiado por pesquisa sobre controle e qualidade de água para bovinos

O estudante Allessandro Brocco, da Escola Técnica Estadual de...

Reitora da UFMT toma posse em cerimônia do Ministério da Educação em Brasília

A reitora da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT),...
PUBLICIDADE