PUBLICIDADE

Alunos de escolas estaduais participam de mostra científica de inovação tecnológica

PUBLICIDADE
Só Notícias (foto: Michel Alvim/assessora/arquivo)

A secretaria estadual de Educação abre, amanhã, as inscrições para na Mostra Científica Steam MT – Inovação Tecnológica e Sustentabilidade no Ambiente Escolar. Podem se inscrever, professores e estudantes do Ensino Fundamental e Médio das escolas estaduais, com projetos relacionados às práticas das áreas de Ciências da Natureza, Matemática, Tecnologias, Engenharias e a Arte por meio das linguagens. O prazo vai até 1º de agosto.

O secretário de Educação, Alan Porto, explicou que entre os objetivos da mostra estão o incentivo para os estudantes da rede estadual de Ensino buscar soluções sustentáveis para o ambiente escolar, o fomento a projetos de iniciação científica, além de criar um ambiente propício para a discussão e socialização dos projetos em andamento nas escolas urbanas, do campo, quilombolas e indígenas.

A prática Steam é uma das metodologias ativas empregadas. “No ensino tradicional, o professor expõe o conteúdo enquanto o aluno anota e absorve passivamente as informações. Na metodologia ativa, os alunos são incentivados a discutir, criar soluções para problemas, interagir, ensinar e aprender uns com os outros”. Para o secretário, “são ferramentas que objetivam otimizar o aprendizado do aluno, colocando os estudantes como protagonistas dos seus conhecimentos e no centro do processo de aprendizagem”.

As categorias foram divididas em três grupos: Ensino Fundamental Anos Finais 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, Ensino Médio e Novo Ensino Médio, por último a categoria Ensino Médio – Formação Técnica e Profissional-Ensino Médio Técnico ou Profissionalizante.

Na etapa regional, que ocorrerá de julho a outubro, haverá a apreciação dos projetos elaborados e desenvolvidos, podendo ser evento já ocorrido ou em andamento no ano letivo. Cada escola pode inscrever quantos projetos quiser em cada categoria, com participação de equipes de no máximo dois estudantes e um professor cada uma.

Na etapa estadual, em novembro, tem a exposição dos projetos destacados na etapa escolar. O edital com todas as informações estarão disponíveis no site da Seduc, amanhã.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Estudante de MT é premiado por pesquisa sobre controle e qualidade de água para bovinos

O estudante Allessandro Brocco, da Escola Técnica Estadual de...

Reitora da UFMT toma posse em cerimônia do Ministério da Educação em Brasília

A reitora da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT),...

Servidora do IFMT conquista prêmio Jovem Investigadora em Portugal com dissertação

A servidora Camila Beatriz Bennemann, do campus Tangará da...
PUBLICIDADE