PUBLICIDADE

Aluna de Cuiabá representará Mato Grosso na Olimpíada de Língua Portuguesa

PUBLICIDADE

A aluna Maria Manuela de Moraes, do 5º ano da escola municipal Padre Raimundo Pombo Conceição Moreira da Cruz, vai representar Mato Grosso na semifinal da 5ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa “Escrevendo o Futuro”, categoria Poema. Maria Manuela está entre os três alunos que foram selecionados na etapa estadual para participarem da semifinal da olimpíada. A etapa regional da categoria Poema vai ocorrer entre os dias 25 de outubro a 18 de novembro, em Maceió.

A Olimpíada de Língua Portuguesa “Escrevendo o Futuro” é um concurso de produção de textos para alunos do 5º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio de escolas públicas de todo o país. A iniciativa é do Ministério da Educação e da Fundação Itaú Social, com coordenação técnica do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec).

A olimpíada, que nesta edição teve como tema “O lugar onde vivo”, é dividida nas categorias Poema, para alunos do 5º e 6º anos; Memórias Literárias, alunos do 7º e 8º anos; Crônica, alunos do 9° ano e 1º ano do ensino médio; e Artigo de Opinião, para alunos do 2º e 3º anos do ensino médio.

Para a etapa regional da olimpíada foram selecionados 500 alunos de todo o país. Desse total serão escolhidos 152 alunos finalistas e seus respectivos professores para participarem da grande final, que vai premiar 20 alunos e seus professores e mais 28 educadores na categoria Relato e Prática.

Além da aluna também participa dessa etapa a professora de língua portuguesa do 5º ano, Lucineide Rodrigues. A duas participarão de atividades que envolvem reescrita de textos, leituras e escrita, palestras, passeios e interação com alunos de outros municípios do país. O objetivo dessa etapa é ampliar as habilidades de leitura e escrita e o universo cultural dos alunos e oferecer atividades que vão contribuir com a melhoria do trabalho do professor.

A aluna disse que estava muito inspirada no dia em que escreveu o texto, que falou das belezas de Cuiabá e do povo cuiabano, da viola de cocho, de São Benedito, dos parques e do calor cuiabano. “Devo essa conquista a minha professora, que sempre foi muito dedicada com a nossa turma. O carinho dela e de todos os outros professores da minha escola só me fazem gostar ainda mais de estudar”.

Segundo a professora de língua portuguesa, Lucineide Rodrigues, a seleção da aluna para a semifinal da olimpíada é resultado de um trabalho que começou no ano passado com toda a turma ainda no 4º ano. “A interpretação textual sempre foi trabalhada com afinco nessa turma. Fazemos de duas a três produções de textos por semana. E o mais positivo desse trabalho é que os alunos gostam dessa rotina e se empenham para melhorar cada vez mais”, explica a professora.

A professora explica ainda que trabalhar com os alunos o tema da olimpíada “O lugar onde vivo” foi muito fácil, pois a escola já trabalha, interdisciplinarmente, o projeto “Conhecendo Cuiabá”, que destaca as características culturais da cidade. “Os alunos têm conhecimento do lugar onde mora e isso tudo foi destacado em forma de poema. Foi uma pena ter que selecionar apenas um aluno, pois o texto de todos foi muito bom”.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Escola técnica abre 640 vagas para cursos em Nova Mutum e mais 11 cidades

A secretaria estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação inicia...

Estudante de MT é premiado por pesquisa sobre controle e qualidade de água para bovinos

O estudante Allessandro Brocco, da Escola Técnica Estadual de...

Reitora da UFMT toma posse em cerimônia do Ministério da Educação em Brasília

A reitora da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT),...
PUBLICIDADE