Letícia Carvalho Zen, 19 anos, teve aprovação em três diferentes universidades para o curso de Medicina. Aprovada na Unemat, Universidade Estadual de Feira de Santana e Unoesc, ela decidiu se matricular na Universidade do Estado de Mato Grosso em Cáceres, para não ficar tão longe da família que reside em Juína (746 quilômetros de Cuiabá). Para dividir as estratégias e contar sobre a emoção que sentiu, ela foi convidada essa semana pela IFMT campus de Sorriso para bate-papo com alunos que estão ingressando no ensino médio.
Foi no auditório do campus de Sorriso e utilizando os mesmos recursos tecnológicos que viabilizaram boa parte das aulas de seu ensino médio, realizado em meio à pandemia, que a Letícia apresentou remotamente essa história por meio de uma videochamada neste começo de ano letivo. Ela também foi aluna do IFMT, onde se formou como técnica em Meio Ambiente em 2022, em um curso integrado ao ensino médio ofertado pelo Campus Juína.
Letícia conta que a escolha para o curso de medicina foi feita logo no começo do ensino médio, pelo desafio que seria obter uma aprovação em uma das áreas mais concorridas do país. Com a pandemia, e vendo os esforços dos profissionais de saúde no combate à Covid. “A ideia de conseguir salvar uma vida com um conhecimento que eu poderia adquirir me encantou, e foi essa paixão pela medicina que me sustentou no meu ano árduo de preparação”, disse, através da assessoria do Instituto.
“É muito gratificante poder mostrar que eu vim da mesma realidade que eles e alcancei o meu sonho da mesma forma que eles também podem alcançar. Meu discurso sempre será que o aluno que tem um ensino público de qualidade, como o entregue no IFMT, tem a capacidade de alcançar uma vaga em uma instituição pública assim como qualquer outro estudante do ensino privado”, concluiu.
Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.