PUBLICIDADE

Acadêmicos em Nova Mutum deixam de pagar mensalidades, confirma prefeito

PUBLICIDADE

O prefeito Lírio Lautenschlager confirmou, esta tarde, convênio de R$ 3milhões, com o Governo do Estado, garantindo a gratuidade para os acadêmicos da Faculdade Uninova que cursam agronomia, administração, ciências contábeis, pedagogia e técnico de análise de sistemas. A medida faz parte do processo de estadualização da instituição. Até ano passado, os acadêmicos pagavam mensalidades. A previsão feita por Lírio é que, até o fim deste ano estará concluído o processo burocrático e, em 2013, a instituição passa ser administrada exclusivamente pela Unemat.

No primeiro semestre não haverá vestibular para ingresso de novos acadêmicos. É avaliada a possibilidade de ser feito um em julho deste ano, já dentro dos padrões da Unemat. “É um ganho infinito se observarmos que, após 20 anos de existência da instituição, o ensino superior passar a ser gratuito em Nova Mutum e continuará sendo para as gerações futuras”, falou Lírio.

Amanhã, às 14h, Lírio se reúne com o chefe da Casa Civil, José Lacerda, para definir a vinda do governador Silval Barbosa ao município, assinar o convênio e inaugurar obras.

Este ano, a instituição ainda continua com o nome Uninova e os recursos sendo administrados pela mantenedora, no caso a Fundação Municipal de Ensino Superior – Fumensum. Além dos R$3 milhões, que serão repassados pelo Estado, haverá também contrapartida do município, mas esse montante ainda não foi especificado. “É uma conquista de toda população mutuense”, voltou a afirmar o prefeito. A instituição oferta cinco cursos, nos quais estão matriculados cerca de 700 alunos.

As aulas estão programadas para reiniciar no dia 13 de fevereiro e a direção está chamando os alunos para fazerem as rematrículas, que são gratuitas. “Na próxima semana estaremos dando prosseguimento do processo de contratação de professores, já seguindo as orientações da Unemat”, explicou a diretora da Uninova, Claudia Oro Ramos.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Secretaria prorroga prazo para envio de artigos para revista científica em Mato Grosso

A secretaria estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci)...

Lançado concurso criativo de desenhos e frases com premiação em Sinop

O Conselho de Alimentação Escolar de Sinop lançou hoje...
PUBLICIDADE