PUBLICIDADE

Acadêmicos da Unemat seguem como finalistas da América Latina de competição em tecnologia da informação

PUBLICIDADE
Só Notícias (foto: assessoria)

Os acadêmicos Bruno Lima de Oliveira, Mateus Quintino Oliveira Santos e Íkaro David Miguel de Oliveira Silva, do curso de Ciência da Computação, da Universidade do Estado de Mato Grosso, câmpus Cáceres, seguem como finalistas da fase da América Latina (LatAm) da Huawei ICT Competition que será em abril, no México, promovida pela empresa que é uma das maiores fabricantes do mundo em telecomunicações.

Dos 119 mil alunos inscritos de 97 instituições da América Latina na 6ª competição de Tecnologias da Informação e Comunicação, seguem na competição 27 alunos das nove equipes vencedoras da fase Brasil que será representado na fase pelos Mato Grosso, Ceará, Paraíba, São Paulo e Tocantins.

Os alunos da Unemat tenham conquistado o segundo lugar na fase Brasil, em 28 de dezembro, em São Paulo, eles obtiveram pontuação necessária para a nova fase. As equipes vencedoras receberam prêmios em dinheiro de até R$ 18 mil e terão custeadas todas as despesas para a fase LatAm, no México.

Bruno, Mateus e Íkaro têm estudado, diariamente, quatro horas, para estarem preparados para a fase latino-americana. Na fase nacional o trio encarou uma prova com 90 questões a serem realizada em 90 minutos, sendo 70 delas em inglês e 20, para surpresa do grupo, em mandarim. Embora tenham tido ajuda de um tradutor com as questões em mandarim, Bruno acredita que a surpresa tenha atrapalhado um pouco o desempenho do grupo, já que “o conteúdo foi tranquilo, era conteúdo de sala de aula do nosso curso, das disciplinas que a gente tem na Unemat”, explicou o acadêmico, através da assessoria. Os finalistas da fase na América Latina passarão a fase final Global, que será disputada em Beijing, na China.

“Nos sentimos muito felizes com a colocação e o prêmio de R$ 8 mil , mas, mesmo se não tivéssemos ganhando em nenhuma colocação, nós já estávamos nos sentindo muito vencedores de estar ali participando e experimentando tudo aquilo, uma experiência surreal”, contou Bruno, que, assim como Mateus e Íkaro, disseram ter se divertido e ficado encantados com todas as oportunidades que tiveram e desfrutaram durante a competição.

A informação é da assessoria da Unemat.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Escola técnica abre 640 vagas para cursos em Nova Mutum e mais 11 cidades

A secretaria estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação inicia...

Estudante de MT é premiado por pesquisa sobre controle e qualidade de água para bovinos

O estudante Allessandro Brocco, da Escola Técnica Estadual de...

Reitora da UFMT toma posse em cerimônia do Ministério da Educação em Brasília

A reitora da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT),...
PUBLICIDADE