O acadêmico Vinícius Gutierres de Paula Silva, do curso de medicina da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), publicou uma revisão sistemática na Journal of Pediatric Surgery Open, revista da prestigiada editora Elsevier. O artigo, intitulado “Indicações para transplante intestinal e multivisceral em pacientes pediátricos: uma revisão sistemática”, aprofunda os critérios médicos para a realização destes procedimentos complexos em crianças.
O trabalho foi desenvolvido sob a orientação da professora Cristina Teodoro de Melo Mendo, doutora em Ciências (docente do curso e atual Diretora da Faculdade de Ciências da Saúde – Facis) e coorientação da professora Stefania Pinto Mota, mestre em Promoção da Saúde (cirurgiã pediátrica e assistente no Hospital Regional de Cáceres Dr. Antônio Fontes).
A publicação da Unemat chega em um momento crucial para a saúde pública no Brasil. Em fevereiro deste ano, o Ministério da Saúde incorporou o transplante intestinal e multivisceral ao Sistema Único de Saúde (SUS), reconhecendo sua importância terapêutica. O estudo responde a uma demanda urgente apontada pelo Relatório de Recomendação nº 959 da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS (Conitec): a necessidade de critérios bem definidos para selecionar os pacientes candidatos.
Ao sistematizar evidências robustas, a pesquisa de Vinícius e suas orientadoras oferece subsídios vitais para equipes médicas e gestores de políticas públicas realizarem a seleção segura de crianças para esses procedimentos de altíssima complexidade.
O artigo completo está disponível para consulta de especialistas e gestores de saúde na plataforma ScienceDirect.
Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.


