quarta-feira, 17/julho/2024
PUBLICIDADE

Abertas inscrições para 3ª Feira de Inovação e Ciências em MT; mais de R$ 80 mil em premiações

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: assessoria)

As inscrições para a 3ª Feira de Inovação e Ciências foram abertas para todos os estudantes do ensino básico e ensino médio da Rede Estadual de Ensino. O evento é realizado através de uma parceria entre a secretaria estadual de Educação de Mato Grosso e uma universidade de Várzea Grande e fomentada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.

As inscrições seguem até o dia 08 de agosto e podem ser realizadas de forma gratuita através do link disponível no site da Seduc. No ato da inscrição, o candidato deve enviar um resumo do projeto que a equipe irá desenvolver e um vídeo explicando do que se trata o projeto. O vídeo deve ser postado no YouTube e o link para acessá-lo deve ser adicionado na ficha de inscrição.

De acordo com a coordenadora do evento, Andreia Cristina, a feira em sua primeira etapa ocorre de forma online. “Após a inscrição, o participante deverá acompanhar o cronograma e ficar atento à liberação dos vídeos orientativos. Já a segunda etapa será presencial, com os finalistas de cada categoria, no Auditório do Univag e transmitida ao vivo pelo canal do Youtube”.

A fase 1 consiste na realização de oficinas (cursos práticos) nas categorias “Experimente”, “Inove” e “Pesquise”, sendo abertas para estudantes e professores de escolas do ensino básico públicas e privadas. As categorias são específicas para estudantes do 5º ao 9º ano e Ensino Médio (1º, 2º e 3º ano).

Ainda na fase 1, as oficinas irão capacitar os estudantes e professores a desenvolverem seus projetos. Nesta fase, alunos e professores já recebem certificados de “Oficina Prática”, de 30 horas. Na fase 2, alunos e professores poderão submeter seus projetos. Não há limites de idade. As equipes podem conter até seis participantes. Por cada trabalho inscrito, estudantes e professores recebem certificado de “Iniciação Científica”, que além da comprovação do conhecimento e agregar ao currículo do estudante e professor pesquisador.

Serão disponibilizados mais de R$ 80 mil em premiações para estudantes e professores. Sendo troféus e medalhas para os alunos e professores das equipes vencedoras, 36 bolsas de Iniciação Científica Júnior do CNPQ para alunos vencedores, 3 bolsas de Apoio Técnico em Extensão do CNPQ para professores vencedores, Protótipos 3D para as equipes vencedoras na categoria Inove que serão desenvolvidos em parceria com o núcleo de inovação do Univag denominado INOVAG.

Além disso, terão troféus e 2 bolsas de Iniciação Científica Júnior do CNPQ para as “Meninas Destaque”, por nível de ensino fundamental e médio apresentando maior nota de avaliação individual após médias obtidas pela banca; troféus e 2 bolsas de Iniciação Científica Júnior do CNPQ para os Destaques Étnico-raciais, auxílio para custeio de diárias e passagens aéreas para 1 professor e 1 aluno que vencer em 1º lugar para participar da Semana Nacional de Ciência Tecnologia ou equivalente.

Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE