O Instituto São Paulo de Arte e Cultura (ISPAC), em parceria com a prefeitura, apresentou o curso de Programação e Novas Mídias, oferecido pelo projeto Mentes Brilhantes, parte integrante do Plano Anual de Atividades do ISPAC. Com aulas 100% gratuitas, o curso visa a formação de profissionais para criação, desenvolvimento e implementação de aplicativos. Ao todo, serão 100 vagas destinadas a jovens entre 16 e 24 anos. As inscrições estarão abertas e seguem até 15 de fevereiro, pelo link disponível no site da prefeitura.
A primeira turma do curso terá início em 15 de janeiro e as aulas serão ministradas pelo Núcleo Lavoro de Cultura Digital, localizado na escola Municipal de Artes. As 100 vagas serão divididas em quatro turmas. Ao todo, a carga horária oferecida é de 196 horas.
As aulas acontecerão três vezes por semana, nos turnos da manhã, tarde e noite. As inscrições podem ser feitas por meio do formulário digital oficial. O processo seletivo terá como base o perfil socioeconômico dos interessados e buscará o equilíbrio entre as faixas etárias para distribuição dos selecionados nas turmas.
A iniciativa reflete a implementação de políticas públicas do Ministério da Cultura, por meio de recursos de renúncia fiscal de empresas do Grupo Lavoro, com base na Lei Federal de Incentivo à Cultura. O projeto está alinhado aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, Agenda 2030 da ONU, que vislumbra oferecer condições equânimes de participação promovendo o desenvolvimento comunitário.