Neste sábado acontece nas dependências do Sesc Porto, o 2° Campeonato de Jiu-Jitsu de Mato Grosso, com a organização do professor Paulo Cezar Venâncio da Academia Líder de Artes de Rondonópolis. O evento conta com a participação de dois campeões nacionais de Jiu-jitsu: Gilbosaldo Eduardo Oliveira, o Gil e Igor Nunes Monteiro. Além dos esportistas, estarão participando também, lutadores das categorias mirim-infantil, infanto-juvenis, juvenis e adultos de todo o estado, inclusive com alunos do projeto da Secretaria de Estado de Educação – Seduc.
O primeiro Campeonato de Jiu-Jitsu de Mato Grosso aconteceu em Rondonópolis no ano passado e nesta edição será estendido à capital como forma de difundir ainda mais esta modalidade esportiva. A abertura será as 11h00, com a participação do Diretor Técnico da Federação Mato-Grossense de Jiu-jitsu, Maurício Fett; secretário de Esporte de Mato Grosso, Baiano Filho; gerente do Sesc Porto, Wesley de Oliveira e a secretária da Seduc, Ana Carla Munis.
Participarão do campeonato, lutadores feminino e masculino. Nas faixas brancas versus brancas estarão lutando a categoria mirim-infantil e nas faixas azuis versus azuis os infanto-juvenil e para as faixas azuis versus roxo, competirão a classe juvenil e adulto.
História da modalidade
A história do Jiu-jitsu começou na Índia na época de Buda, onde os monges buscavam se defender e mobilizar seus adversários sem machucá-los. Ao passar pela fronteira da china acabou parando nos arquipélagos do Japão. E, do Japão para o Brasil, em 1914, através do lutador Mitsuyo Maeda. A famosa família Grace aprendeu a modalidade com Maeda em Belém do Pará e se instalaram no estado do Rio de Janeiro, com objetivo de implantar a primeira academia de Jiu-Jitsu no Brasil. Vale informar que de lá para cá a modalidade vem se difundindo em todo o território Brasileiro e assim a luta de Jiu-Jitsu desperta cada vez mais admiradores para a modalidade.