quarta-feira, 8/maio/2024
PUBLICIDADE

Zona de Processamento representa oportunidade de crescimento econômico do Estado

PUBLICIDADE

A instalação da Zona de Processamento de Exportação de Mato Grosso, representa oportunidade de crescimento e desenvolvimento regional do estado. O projeto começa a ganhar forma após 26 anos da publicação do decreto criando a ZPE no município de Cáceres. A área de 239,68 hectares é considerada estratégica para o escoamento da produção mato-grossense.

Dezessete empresas manifestaram interesse em se instalar no local e já estão pré-cadastradas, de acordo com a Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt). O complexo industrial vai abrigar principalmente, indústrias de transformação. As ZPE´s são áreas delimitadas, especialmente designadas a indústrias exportadoras. É um distrito industrial incentivado, onde as empresas operam com isenção de impostos e procedimentos administrativos simplificados e devem destinar 80% da produção à exportação.

O presidente da Associação dos Produtores de Soja e Milho do Estado de Mato Grosso (Aprosoja), Endrigo Dalcin, ressalta que a implantação da ZPE é um meio para que o Estado avance na verticalização da produção. “A ZPE será uma porta de entrada importante para Mato Grosso. Ela vai ser uma barreira de livre comércio dentro do Estado, tanto para chegada, quanto para saída de produtos. É um passo para conseguirmos avançar cada vez mais na industrialização”.

Além da integração regional, a implantação da ZPE é uma possibilidade de tornar Cáceres novamente um importante polo comercial do estado, pela sua proximidade com a Bolívia e caminho de acesso para os países andinos. Segundo o presidente da Associação Comercial de Cáceres, Sebastião Giraldelli, o comércio local já está se mobilizando para qualificação de mão de obra.

“Acreditamos que a ZPE irá ampliar o comércio da cidade e de toda a região. Cáceres, enfim, poderá retomar o seu potencial exportador, por ser um município estratégico para saída dos produtos produzidos aqui. Já prevendo um aumento de oportunidade de trabalho, várias empresas e faculdades já estão se articulando para promover qualificação da mão de obra local”, pontuou Giraldelli em entrevista a um veículo de imprensa.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Empresas de Colíder contratam 33 profissionais e salários chegam a R$ 2,8 mil

Empresas e indústrias de Colíder ofertam 33 novas vagas...

Sorteio de mil prêmios do Nota MT será nesta quinta-feira

O sorteio dos 1.010 prêmios do Nota MT, programa...

Definidos sorteados na campanha Emplaca Lucas com R$ 20 mil distribuídos

Foi realizado ontem o segundo sorteio da campanha Emplaca...
PUBLICIDADE