Mais 15 municípios mato-grossenses serão sedes do Workshop de Comércio Exterior e Políticas de Desenvolvimento Econômico, realizado pelo Estado, a partir de abril. O objetivo é de estimular o empreendedorismo local, voltado para o mercado internacional. Entre as novidades destaca-se, segundo o economista Vivaldo Lopes, o formato do trabalho. “Está bem desenhado do ponto de vista econômico, preservando a participação de renomados especialistas no assunto para ministrar as palestras”, definiu.
O projeto idealizado pelo economista e ex-secretário chefe da Casa Civil, Luiz Antônio Pagot, ganhou forças para uma nova etapa de atividades devido à solicitação das prefeituras que reconhecem a importância do evento, pois, após sua realização, surgem outras ações, sejam seminários ou associações.
Em um ano de programação – novembro de 2005 a novembro de 2006 – o workshop esteve presente em 17 municípios de Mato Grosso, entre eles Sinop, Sorriso e Lucas do Rio Verde. “Mato Grosso é fonte de recursos e renda. Não podemos ficar à mercê do que vem de fora. Levando o conhecimento e oportunidade para as pessoas, o Governo está minimizando os problemas e valorizando o empreendedorismo. É com este objetivo que estamos ainda mais obstinados na execução dos eventos em 2007”, disse Vivaldo Lopes, que atua como consultor econômico do projeto.